quant
Fique ligado

Santo Tirso

Câmara de Santo Tirso celebra Dia da Proteção Civil

Avatar

Publicado

em

Publicidade

A autarquia de Santo Tirso vai assinalar o Dia da Proteção Civil com dezenas de atividades, entre 27 de fevereiro e 1 de março, na Praça 25 de Abril.

Este ano, uma das novidades é o circuito de prevenção rodoviária. Neste espaço, população e agentes da proteção civil são convidados a assumir o volante de um automóvel que será rodado a 360 graus, dando a noção real aos participantes do que se sente num capotamento, mas também da correta utilização dos sistemas de retenção (cinto de segurança e cadeiras). Ainda noutro simulador, os automobilistas irão poder experimentar, através de uns óculos especiais, conduzir sob o efeito de álcool, podendo verificar os perigos dessa ação.

Este tipo de iniciativas, esclarece o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Joaquim Couto, são importantes, na medida em que contribuem para “desenvolver campanhas de informação e formação das populações”. “Temos de sensibilizar os cidadãos para a importância da adoção de comportamentos de autoproteção, numa lógica de promover uma cultura de segurança”, destacou o autarca.

As comemorações iniciam na sexta-feira, dia 27, às 10 horas, com a presença do presidente do município. Segue-se uma visita à mostra e por todos os stands das várias entidades que integram a iniciativa, como os clubes de proteção civil, as três corporações de bombeiros voluntários do concelho, bem como o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) de Santo Tirso/Trofa, o Centro Hospitalar do Médio Ave, a Liga dos Amigos do Hospital de Santo Tirso, entre outras.

Estão também previstas demonstrações com equipas cinotécnicas da GNR e da PSP, um resgate de busca e salvamento no rio Ave, marcado para domingo, dia 1 de março, às 12 horas, conferências e workshops ligados à temática como “Temperaturas extremas adversas”, “Preparação psicoprofilática para o parto” e “Auto diagnóstico do cancro da mama”.

No sábado, às 15 horas, decorre a primeira Conferência Municipal de Proteção Civil, com o tema “A importância da atividade física regular, alimentação e estilo de vida saudável no bom desempenho dos agentes de proteção civil”.

Neste âmbito, destaque ainda para a demonstração da funcionalidade do Veiculo de Gestão Estratégica e Operações, a cargo da ANPC, mostras de técnicas de suporte básico de vida, manuseamento de extintores, técnicas de salvamento, a cargo dos Bombeiros Voluntários de Santo Tirso, Tirsenses e de Vila das Aves, as intervenções a cargo do Exército, como a torre multiatividades e o rappel, as atividades pedagógicas.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...