Select Page

Câmara de Santo Tirso apoia participação de jovem designer no Portugal Fashion

Câmara de Santo Tirso apoia participação de jovem designer no Portugal Fashion

João Sousa enfrenta, aos 18 anos, o maior desafio da sua (ainda) curta carreira. O jovem de Santo Tirso arrecadou o 1º lugar no concurso “Novos Criadores PFN”, garantindo assim a oportunidade de integrar o Espaço Bloom do Portugal Fashion, que se irá realizar a partir de 18 de outubro, na Alfândega do Porto. A Câmara de Santo Tirso, através do projeto Atlantic Youth Creative Hubs (AYCH), aprovado pelo INTERREG Espaço Atlântico, apoia a participação do designer nesta prestigiada montra de jovens talentos.

“O cubo tornou-se o meu pequeno atelier”, explica João Sousa, que desde julho desenvolve a sua coleção, “Filhos do Lago”, num dos cubos da Incubadora de Moda e Design (IMOD) da Fábrica de Santo Thyrso. Na IMOD, João encontra “as condições ideais para trabalhar as peças, desde as máquinas de fiação e tecelagem, às mesas de modelação”. A sua coleção, de inspiração asiática, representa uma viagem a Myanmar e à cultura dos pescadores Intha.

João Sousa nasceu no seio da indústria têxtil. A família do jovem esteve sempre ligada a este setor, desde a confeção à organização de eventos, do entretenimento à passerelle. Por isso, “desde os quatro anos de idade que sonho ser designer”, revela, considerando que “o apoio da Câmara Municipal foi fundamental para a concretização da coleção”. Através do projeto Atlantic Youth Creative Hubs (AYCH), parceria transnacional para a promoção do empreendedorismo e emprego jovem no setor criativo, o Município de Santo Tirso irá apoiar a participação do designer no Espaço Bloom, no Portugal Fashion, que se irá realizar a partir do dia 18, na Alfândega do Porto. 

Para o presidente da Câmara de Santo Tirso, Joaquim Couto, “as indústrias criativas, em particular a moda, fazem parte da identidade e da história do Município”. “Queremos, por isso, fomentar o aparecimento e crescimento de novos talentos, que continuem o processo de reinvenção e modernização do setor têxtil”, alude

.

Para além do projeto AYCH, programa europeu em que o Município de Santo Tirso é o único representante português, a Câmara dinamiza ainda o programa Santo Tirso EMPREENDE, no âmbito do qual são apoiadas ideias de negócios inovadoras nas áreas dos Produtos e Serviços Turísticos, Moda e Design de Moda.

Videos

Loading...

Siga-nos

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma experiência mais personalizada. Ao navegar está a permitir a sua utilização