quant
Fique ligado

Santo Tirso

Câmara de Santo Tirso apoia participação de jovem designer no Portugal Fashion

Publicado

em

Publicidade

João Sousa enfrenta, aos 18 anos, o maior desafio da sua (ainda) curta carreira. O jovem de Santo Tirso arrecadou o 1º lugar no concurso “Novos Criadores PFN”, garantindo assim a oportunidade de integrar o Espaço Bloom do Portugal Fashion, que se irá realizar a partir de 18 de outubro, na Alfândega do Porto. A Câmara de Santo Tirso, através do projeto Atlantic Youth Creative Hubs (AYCH), aprovado pelo INTERREG Espaço Atlântico, apoia a participação do designer nesta prestigiada montra de jovens talentos.

“O cubo tornou-se o meu pequeno atelier”, explica João Sousa, que desde julho desenvolve a sua coleção, “Filhos do Lago”, num dos cubos da Incubadora de Moda e Design (IMOD) da Fábrica de Santo Thyrso. Na IMOD, João encontra “as condições ideais para trabalhar as peças, desde as máquinas de fiação e tecelagem, às mesas de modelação”. A sua coleção, de inspiração asiática, representa uma viagem a Myanmar e à cultura dos pescadores Intha.

João Sousa nasceu no seio da indústria têxtil. A família do jovem esteve sempre ligada a este setor, desde a confeção à organização de eventos, do entretenimento à passerelle. Por isso, “desde os quatro anos de idade que sonho ser designer”, revela, considerando que “o apoio da Câmara Municipal foi fundamental para a concretização da coleção”. Através do projeto Atlantic Youth Creative Hubs (AYCH), parceria transnacional para a promoção do empreendedorismo e emprego jovem no setor criativo, o Município de Santo Tirso irá apoiar a participação do designer no Espaço Bloom, no Portugal Fashion, que se irá realizar a partir do dia 18, na Alfândega do Porto. 

Para o presidente da Câmara de Santo Tirso, Joaquim Couto, “as indústrias criativas, em particular a moda, fazem parte da identidade e da história do Município”. “Queremos, por isso, fomentar o aparecimento e crescimento de novos talentos, que continuem o processo de reinvenção e modernização do setor têxtil”, alude

.

Para além do projeto AYCH, programa europeu em que o Município de Santo Tirso é o único representante português, a Câmara dinamiza ainda o programa Santo Tirso EMPREENDE, no âmbito do qual são apoiadas ideias de negócios inovadoras nas áreas dos Produtos e Serviços Turísticos, Moda e Design de Moda.

Continuar a ler...

lifestyle

Podcast: Prazeres Interrompidos (episódio 56)

Ouça, enquanto toma café, e conheça este livro sugerido por Octávio Nuno.

Publicado

em

Publicidade

O Jornal do Ave, em parceria com o tirsense Octávio Nuno, dá a conhecer o podcast “Prazeres Interrompidos”, um projeto de promoção da leitura para todos os públicos.

Neste episódio, é apresentado “The Invention of Power”, de Bruce Bueno de Mesquita.

Outras ligações para Prazeres Interrompidos
https://prazeresinterrompidos-1.start.page

Podcast Prazeres Interrompidos

“Livros como gelados e amores de verão / Em cada episódio, uma aventura. / Aperte o cinto, e deixe que a brisa do mar lhe tolde os sentidos”. São estas as frases que, para Octávio Nuno, mais bem contextualizam o podcast que criou em julho de 2022.

Ávido leitor desde criança, Octávio Nuno apanhou o gosto influenciado pelo avô, que “tinha alguns livros lá em casa”.

“Quero pensar que o meu podcast não é sobre livros. Que é, antes, sobre a vida, porque os autores escrevem, afinal, sobre o que é isto de existir. Por isso, falo sobre o amor, o desamor, o sofrimento e o desencontro, a felicidade e as paixões… ou seja, no fundo, é a vida num minuto”, descreve, sem deixar de revelar que o desejo maior é “dar aos outros um pouco” do seu “amor pelos livros”.

Um minuto é o tempo que, em média, dura um episódio de “Prazeres Interrompidos”, caracterizado por um texto temperado com “uma pitada de humor e ironia”.

Continuar a ler...

Santo Tirso

Apresentada imagem da mobilidade metropolitana que passará em Santo Tirso e Trofa

Publicado

em

Publicidade

Foi apresentada, esta sexta-feira, nas instalações da Área Metropolitana do Porto (AMP), a marca dos transportes públicos que vai servir os 17 Municípios, nos quais se inclui Santo Tirso e Trofa.

A marca “UNIR” pretende “resolver, em definitivo, a falta de uma rede de transportes públicos que ligue, de forma eficiente com horários ajustados e em preços acessíveis, os residentes e turistas da zona norte do País”.

Santo Tirso faz parte do Lote Norte Nascente, com Valongo, Paredes e Gondomar, enquanto a Trofa está incluída no lote Norte Centro, juntamente com a Maia e Matosinhos.

Continuar a ler...

Pode ler também...