quant
Fique ligado

V.N. de Famalicão

Câmara de Famalicão investe três milhões de euros em saneamento básico

Avatar

Publicado

em

Publicidade

As zonas de Vale do Este, Vale do Pelhe, Vale do Ave e Vale do Pele, no concelho de Vila Nova de Famalicão vão receber um investimento de quase três milhões de euros para a ampliação da rede de saneamento básico, servindo quase quatro mil habitantes ao longo de cerca de 42 quilómetros de rede.

As primeiras intervenções abrangem as freguesias de Fradelos e Vilarinho das Cambas e a União das freguesias de Arnoso Santa Maria, Arnoso Santa Eulália e a freguesia de Nine e foram aprovadas esta quinta-feira, em reunião do executivo municipal. As próximas obras serão propostas ao longo das próximas reuniões.

“Trata-se de uma nova frente de obras que a Câmara Municipal vai avançar em breve, assumindo a totalidade do investimento, não havendo nenhuma comparticipação comunitária ou estatal”. Enquanto no passado, as obras de saneamento básico “faziam-se sempre com comparticipação comunitária, hoje os apoios são zero, o que comporta um esforço municipal muito maior do que é habitual”, sublinhou Paulo Cunha.

O autarca salientou que “no final deste mandato, poderemos concluir que nunca na história de Famalicão, em quatro anos, foi feito um tão grande volume de obra de água e saneamento com esforço municipal, isto é, com montante do orçamento municipal”. Além disso, o presidente da Câmara Municipal esclareceu ainda, a autarquia está a “fazer um esforço muito maior, uma vez que esta rede serve menos fogos do que servia no passado. Porque estamos a ir agora à população que está mais dispersa, isso significa mais esforço municipal e menos retorno, o que vamos receber em termos de taxa é muito menor”, afirmou o autarca.

Com estas obras a cobertura da rede de saneamento no concelho irá passar de 83,4 por cento para 88,7 por cento.

Para já, avançam as obras no Vale do Rio Ave, em Fradelos e Vilarinho das Cambas, numa extensão de 5,3 quilómetros e a construção de 185 ramais domiciliários, num investimento de mais de 350 mil euros.

Avançam também as obras no vale do Rio Este, na União das Freguesias de Arnoso Santa Maria, Arnoso Santa Eulália e a freguesia de Nine, numa extensão de 7,1 quilómetros e a construção de 224 ramais domiciliários. O investimento é de cerca de 500 mil euros.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...