quant
Fique ligado

Covid-19

Câmara de Famalicão encerra cemitério e recomenda que Juntas de Freguesia façam igual

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Cemitério Municipal de Famalicão encerra nos dias 31 de outubro e 1 de novembro

Dada a situação de pandemia que se vive no país, o evoluir negativo da situação epidemiológica, e em consequência da reunião da Comissão Distrital da Proteção Civil de Braga, que se realizou esta quarta-feira, a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão decidiu encerrar o Cemitério Municipal nos dias 31 de outubro e 1 de novembro.

A medida de prevenção e proteção social tem como objetivo evitar aglomerados de pessoas no mesmo espaço, salvaguardando a saúde pública, numa altura em que os casos de infeção por covid-19 estão a crescer de forma exponencial no país.

“Depois de consultada a Comissão Distrital da Proteção Civil e os vários serviços municipais que dão apoio nesta área considerou-se que não seria possível assegurar as normas de segurança emitidas pela DGS nem no interior, nem nas zonas envolventes do cemitério, pelo que se decidiu pelo seu encerramento naqueles dois dias em que, tradicionalmente, as pessoas se deslocam aos cemitérios”, explica o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha.

Para minimizar as consequências da medida e possibilitar o acesso das pessoas, a Câmara Municipal vai prolongar o horário de abertura de verão do Cemitério Municipal até ao dia 8 de novembro, o que significa que pode ser visitado diariamente (com exceção dos dias 31 de outubro e 1 de novembro) entre as 07h00 e as 20h00.

O acesso e a frequência ao espaço estão condicionados à observância das regras de proteção social emanadas pela Direção Geral de Saúde sendo obrigatório o uso de máscara, a desinfeção das mãos e o cumprimento do distanciamento social.

Considerando a preocupante situação e o Estado de Calamidade decretado recentemente pelo governo, a autarquia está a recomendar os presidentes das juntas de freguesia do concelho a adotarem a mesma medida nos cemitérios locais.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...