quant
Fique ligado

Santo Tirso

Câmara cede terreno para construção da sede da Junta de Água Longa

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Autarquia tirsense vai ceder terreno, no valor de “cerca de 40 mil euros” para que se torne realidade a construção do novo edifício sede da Junta de Freguesia. Mas este não é o único investimento que a autarquia tem programado para a freguesia.

Um terreno, de cerca de “600 mil metros”, localizado junto ao Centro Escolar de Arcozelo vai ser, em breve, a nova morada da sede da Junta de Freguesia de Água Longa. A Câmara Municipal de Santo Tirso vai doar o espaço avaliado em “cerca de 40 mil euros”. A decisão foi aprovada por unanimidade na reunião pública do executivo camarário descentralizada, que decorreu a 23 de março no Centro Escolar de Arcozelo.
Este era um “compromisso assumido pela Câmara Municipal desde o início do mandato” e, para Joaquim Couto, presidente da autarquia, “é mais um passo do executivo no sentido de dotar a freguesia de um edifício-sede com dignidade e com a capacidade de prestar um serviço de qualidade à população de Água Longa”.
A cedência do terreno “segue a linha da preocupação demonstrada pela Câmara no que toca à resolução do problema da falta de condições atuais das instalações da Junta de Água Longa”, informou fonte do município. De recordar que a autarquia já havia “doado um subsídio de cerca de 50 mil euros” para a elaboração do projeto.

Câmara apoia e investe em Água Longa

Este não vai ser investimento único na freguesia. Apostando numa política de proximidade e autonomia do poder local, o executivo camarário tem dialogado com os presidentes de junta, para dar respostas às necessidades de cada freguesia.
Em Água Longa, a rede viária é uma das prioridades. Depois de ter reabilitado a Rua de Marnotes e de ter atribuído um subsidio para a intervenção na Rua Soldado João Moreira da Cunha, a Câmara Municipal vai avançar com a requalificação na Estrada Nacional 318, “para dar resposta às necessidades da zona industrial em franco crescimento”. Ao nível da extensão da rede pública de água e saneamento, as “candidaturas serão executadas pela Câmara Municipal e pela Águas do Norte, faltando ainda uma decisão por parte do Governo”, informou a autarquia.
No que diz respeito ao investimento empresarial, Joaquim Couto avançou que a Câmara Municipal “está, neste momento, em negociações com uma empresa interessada em ampliar a unidade produtiva já instalada na freguesia de Água Longa, num investimento de cerca de 20 milhões de euros que permitirá duplicar o número de postos de trabalho”. Ainda neste campo, “no âmbito do PORTUGAL2020, quatro empresas sediadas na freguesia de Água Longa viram aprovadas candidaturas comunitárias no valor de cinco milhões de euros, para ampliação ou beneficiação das unidades produtivas e criação de novos postos de trabalho”.
Desde o início do mandato, informou fonte do município tirsense, “o executivo municipal reforçou em mais cerca de meio milhão de euros as verbas transferidas para as juntas de freguesia, cuja medida também beneficiou Água Longa” e “no orçamento municipal para 2017, o Município foi ainda mais longe, decidindo reforçar em cinco por cento as transferências para as freguesias. Desde o início do mandato foram transferidas verbas para a Junta no valor de “376 mil euros” e foram “apoiados projetos, iniciativas e instituições, das quais constam, por exemplo, a beneficiação da Ponte do Arquino, o Centro Recreativo e Popular da Juventude de Água Longa e o Grupo Columbófilo Asas de Água Longa”.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...