quant
Fique ligado

Santo Tirso

Câmara anuncia que Parque do Verdeal “avança no próximo ano”

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Está dado mais um passo na concretização da obra de requalificação da Quinta do Verdeal, na freguesia de Vila das Aves. O projeto está concluído e a Câmara Municipal de Santo Tirso avançou com a candidatura a fundos comunitários. Um investimento de 1,8 milhões de euros que, de acordo com o presidente da autarquia, Alberto Costa, irá arrancar no segundo semestre do próximo ano.

“Agora que temos o projeto concluído, iniciamos os procedimentos administrativos com vista à sua execução. O primeiro é candidatar a obra a fundos comunitários, durante este mês, o segundo é abrir o concurso público já no início de 2020”, explica o autarca. 

O futuro Parque do Verdeal localiza-se nas margens do rio Vizela, num total de 43 500 metros quadrados, englobando terrenos localizados na freguesia de Vila das Aves, margem direita, na freguesia de São Tomé de Negrelos, margem esquerda.

De acordo com Alberto Costa, “trata-se de mais um pulmão verde” no Município de Santo Tirso que irá dar forma “a um anseio antigo e legítimo da população”. “É um projeto que vai, finalmente, sair do papel e transformar aquela área junto ao rio Vizela num espaço de lazer de qualidade”, acredita o presidente da Câmara, acrescentado: “É mais uma obra na área do desenvolvimento sustentável do Município, criando condições de qualidade de vida para quem aqui vive e para quem nos visita”.

Num investimento de 1,8 milhões de euros, cerca de 500 mil a financiar por fundos comunitários, o concurso público irá ser aberto dentro de dois meses. “De acordo com a calendarização que temos prevista, daremos início ao concurso público logo no início do ano. Ao mesmo tempo, iremos aguardar o visto, obrigatório, do Tribunal de Contas, na expectativa de podermos ter obra no terreno no primeiro semestre de 2020”, revela Alberto Costa.   

O futuro Parque do Verdeal irá desenvolver-se entre a estação de comboio e o rio Vizela, do lado de Vila das Aves. Na margem esquerda, freguesia de São Tomé de Negrelos, a área de intervenção desenvolve-se no espaço entre a Rua do Espírito Santo – Estrada Nacional 105 e o rio Vizela.

A proposta do novo Parque do Verdeal pretende satisfazer um programa que assenta nos seguintes objetivos: conceber uma estrutura verde de acesso público, multiusos, diversa e inclusiva; promover a conectividade natural e social; estimular a biodiversidade local pela preservação e plantação de núcleos de árvores (maioritariamente autóctones) resilientes e inspiradores para boas práticas de gestão florestal; ligar as freguesias de Vila das Aves e S. Tomé de Negrelos com novo atravessamento do rio Vizela, estimulando a requalificação urbana nas interfaces do parque.

O projeto irá, por isso, envolver a criação de passeios pedonais e cicláveis e espaços multiusos. Serão criados largos, com oportunidades dos visitantes se sentarem, e uma ponte-passadiço que facilitará a junção dos dois lados do rio.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...