quant
Fique ligado

Santo Tirso

Bombeiros “Amarelos” e de Vila das Aves vão ter posto de emergência do INEM

Avatar

Publicado

em

Publicidade

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) assina amanhã 12 novos Protocolos para criação de Postos de Emergência Médica (PEM) noutros tantos Corpos de Bombeiros do país. A cerimónia tem lugar no quartel dos Bombeiros Voluntários Tirsenses, em Santo Tirso, pelas 10h30, e conta com a presença do Secretário de Estado da Saúde, António Sales.

Dois dos protocolos vão ser assinados com os BV Tirsenses e BV de Vila das Aves, corporações do concelho de Santo Tirso.

Estes 12 novos protocolos traduzem-se num investimento total de cerca de 600 mil euros e têm como objetivo melhorar as condições de operacionalidade do Sistema Integrado de Emergência Médica e reforçar a sua capacidade de resposta, nomeadamente aos pedidos de ajuda recebidos através do Número Europeu de Emergência – 112.

Os PEM funcionam em Corpos de Bombeiros ou Delegações da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) que têm protocolos com o INEM, destinando-se a dar resposta a emergências médicas pré-hospitalares no âmbito do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM). Para o efeito utilizam uma ambulância de socorro, disponibilizada pelo INEM, para responder aos pedidos de ajuda de quem liga 112. Esta ambulância está operacional 24 horas por dia, 365 dias por ano.

Com a assinatura destes 12 protocolos, o INEM passará a ter estabelecidos 371 PEM em Corpos de Bombeiros e Delegações da CVP.

Recorde-se que o Ministério da Saúde, através do INEM, iniciou em 2017 um processo de renovação da frota PEM e criação de novos PEM junto dos parceiros do SIEM.  Este processo prevê-se concluído em 2021, altura em que o INEM terá renovado um total de 308 PEM, num valor estimado de cerca de 14 milhões e 400 mil euros.

Para além do plano de renovação previsto, o INEM mantém ainda em constante análise a abertura de novos PEM, como aqueles que amanhã se formalizam.

As 12 entidades com as quais o INEM assina amanhã o protocolo para criação de novos PEM são as seguintes: BV Ericeira; BV Esmoriz; BV Moscavide; BV de Paço de Arcos; BV Pedrouços; BV Pontinha; BV Póvoa de Santa Iria; BV São Pedro de Sintra; BV Tirsenses; BV Valbom; BV Vialonga; BV Vila das Aves.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...