quant
Fique ligado

V.N. de Famalicão

Batalha das Flores de Famalicão com número recorde de participantes

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Festa de Maio anima fim-de-semana de 11, 12 e 13 de maio

Quilos e quilos de pétalas de flores naturais vão ser arremessados no próximo dia 13 de maio, em Vila Nova de Famalicão, perfumando e colorindo as ruas da cidade e abrindo “fogo” à Batalha das Flores, em mais uma edição da Festa de Maio: Flores e Trocas. Este ano, a Batalha das Flores já atingiu números recorde com a participação de dezena e meia de associações do concelho, respetivos carros alegóricos, e muitas centenas pessoas envolvidas.

O cortejo que iniciará, pelas 15h00, com a participação do Grupo de Zés Preiras “Os Divertidos” segue pelo centro da cidade, percorrendo as ruas Manuel Pinto de Sousa, em frente à Casa da Juventude, Adriano Pinto Basto, Alameda D. Maria II, Lourenço da Silva Oliveira e terminando na Praça D. Maria II.

A tradição da Batalha das Flores que já foi o momento alto das centenárias Festas Antoninas regressaram nos últimos anos em força ao concelho, envolvendo as Juntas de Freguesia e as associações numa colorida e perfumada disputa bairrista.

Para o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, “o retomar deste magnífico evento ancestral serve para avivar a memória da identidade famalicense, recuando um pouco no tempo e na história, mas serve também para trazer até à cidade o agradável aroma das flores do campo. É o regresso da ruralidade que é sempre útil para que as pessoas possam reviver histórias e rebuscar memórias”.

E, é com a “Festa de Maio” que Vila Nova de Famalicão dá o tiro de partida para o arranque dos festejos de rua, dos santos populares e das romarias de verão.

O evento começa com a tradicional Feira Grande de Maio, também conhecida por Feira das Trocas, que se realiza sempre no dia 8, no recinto da Feira de Famalicão. Mas será no fim-de-semana, 11, 12 e 13 que o evento mostrará todo o seu esplendor e popularidade.

Promovida pela Câmara Municipal, a Festa de maio terá como epicentro a Praça D. Maria II, onde estarão reunidos os expositores de artesanato regional e as tasquinhas de doçaria tradicional, licores e produtos da terra. A festa estende-se também à Praça 9 de Abril, que por estes dias se transformará em “Praça da Arte”, com exposições, ateliês, oficinas de olaria e cerâmica e workshops.

A animação percorrerá toda a cidade com vários momentos musicais e artísticos.

Destaque ainda para a tradicional Procissão de velas em Honra de Nossa Senhora de Fátima, que se realiza na noite de sábado, dia 12 de maio. Saindo pelas 21h30 na Igreja Matriz Antiga.

Anúncio

Para o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, esta é uma festa que “marca bem o compromisso da autarquia com a tradição e simultaneamente com a modernidade, com a memória e com a identidade coletiva”.

Veja a reportagem de 2017

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...