quant
Fique ligado

V.N. de Famalicão

Banda do filme “Variações” vem dar música ao Ymotion

Avatar

Publicado

em

Publicidade

O concerto da banda que dá voz às músicas do filme “Variações” e a estreia nacional dos filmes vencedores do 30.º Festival Internacional de Curtas de São Paulo são alguns dos destaques da quinta edição do Ymotion – Festival de Cinema Jovem de Famalicão que este ano decorre de 2 a 9 de novembro e que culminará com uma gala onde serão anunciados os grandes vencedores do festival e homenageada a atriz Beatriz Batarda.

No total são 44 os filmes selecionados para competição, de um total de 172 candidaturas submetidas e avaliadas pelo crítico de cinema e comissário do festival Rui Pedro Tendinha.

O público vai ter agora a oportunidade de conhecer os filmes a concurso, numa mostra que decorrerá de 2 a 7 de novembro, entre a Casa da Juventude, a Casa de Esmeriz e a Associação Teatro Construção, em Joane, e ao longo da qual decorrerão as votações para o vencedor do “Prémio do Público” (350 euros).

As restantes categorias – Grande Prémio Joaquim de Almeida (2500 euros), Prémio Escolas Secundárias (750 euros), Prémio Melhor Documentário (750 euros), Prémio Melhor Animação (600 euros), Melhor Elenco, Melhor Direção de Fotografia e Melhor Argumento (250 euros) – serão sujeitas à avaliação final do júri do Ymotion, composto pelo argumentista Tiago R. Santos, a atriz Soraia Chaves, o ilustrador Pedro Mota Teixeira, o humorista Nuno Markl, os jornalistas Vitor Moura e Tiago Fernando Alves e a realizadora e atriz Inês Sá Frias.

Mas até à sessão de encerramento do Ymotion, marcada para o dia 9 de novembro, às 21h30, no auditório do Centro de Estudos Camilianos, muito se vai falar de cinema em Famalicão.

No dia 8, o Centro de Estudos Camilianos recebe a Mostra do Novíssimo Cinema Português comissariada por Rui Pedro Tendinha e onde serão exibidas e comentadas “quatro pérolas da curta-metragem” da produtora “Bando à Parte” (14h30) e os filmes vencedores do 30.º Festival Internacional de Curtas de São Paulo (21h30). A encerrar a mostra, o concerto da banda do filme Variações, marcado para as 22h00.

A entrada para todas as sessões e para o concerto é gratuita, mas limitada à capacidade das salas.

Organizado pelo pelouro da Juventude da Câmara de Famalicão, o Ymotion é dirigido aos jovens entre os 12 e os 35 anos e assume-se cada vez mais como uma verdadeira plataforma de incentivo ao novo cinema nacional.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...