Santo Tirso
Aves vence Caldas e está a um passo da final da Taça
O Desportivo das Aves, da I Liga, colocou hoje um pé na final da Taça de Portugal de futebol, ao vencer 1-0 o Caldas, do Campeonato de Portugal, em jogo da primeira mão das meias-finais da prova.
A vantagem apertada de um golo, que surgiu através da marcação de uma grande penalidade, apontada por Nildo Petronilha, aos 32 minutos, deixa tudo em aberto para o segundo jogo, desta feita no Campo da Mata, nas Caldas da Rainha.
Em Vila das Aves, a partida até se iniciou bastante equilibrada, com uma ligeira vantagem para os visitantes, que, nos primeiros minutos, estiveram perto de marcar.
O primeiro sinal aconteceu aos dois minutos, altura em que Ryan rematou de pé esquerdo à baliza de Quim, tendo a bola saído ligeiramente ao lado.
Pouco tempo depois, aos 13 minutos, Pedro Emanuel isolou-se em frente à baliza, tendo apenas Quim pela frente, mas o veterano guardião levou a melhor com uma boa defesa. No entanto, o avançado do Caldas estaria em posição irregular na altura do remate.
Depois dessa pressão inicial, o Desportivo das Aves começou a ganhar terreno e a preencher os espaços com lacunas.
O primeiro golo da formação da casa poderia ter acontecido aos 25 minutos, através de uma grande penalidade. O árbitro entendeu que um jogador do Caldas fez um corte de carrinho fazendo falta, e após recorrer ao VAR confirmou a decisão assinalando o castigo máximo. O lance, no entanto, suscitou grandes dúvidas.
Paulo Machado foi chamado a converter, mas Luís Paulo adivinhou o lado do remate e defendeu, negando o golo.
Cinco minutos depois o árbitro voltou a assinalar nova grande penalidade, desta vez por uma carga de Luís Paulo sobre Derley. Nildo não desperdiçou a oportunidade e fez o golo da equipa avense.
O golo trouxe um novo ânimo ao Aves, que passou a dominar por completo o encontro, falhando apenas na finalização.
Aos 39 minutos, Derley teve nos pés a oportunidade de fazer o segundo, mas a pontaria não esteve afinada. Nildo aproveitou uma saída de Luís Paulo para o tentar surpreender com um ‘chapéu’, a bola sobrou para o avançado, que rematou ao lado.
No segundo tempo, a formação comandada por José Mota manteve a superioridade, mas também a ineficácia de concretizar os lances de perigo em golo.
No final, a festa foi feita pelos cerca de mil adeptos do Caldas, que, juntamente com a equipa e apesar da derrota, celebraram a presença nas meias-finais, algo inédito na história do clube, bem como o facto de ainda estar tudo em aberto em relação à presença na final da prova.
O Desportivo das Aves e o Caldas disputam a segunda mão das meias finais da Taça de Portugal de futebol no dia 18 de abril.
Lusa
Foto: Vasco Oliveira
lifestyle
Podcast: Prazeres Interrompidos (episódio 56)
Ouça, enquanto toma café, e conheça este livro sugerido por Octávio Nuno.
O Jornal do Ave, em parceria com o tirsense Octávio Nuno, dá a conhecer o podcast “Prazeres Interrompidos”, um projeto de promoção da leitura para todos os públicos.
Neste episódio, é apresentado “The Invention of Power”, de Bruce Bueno de Mesquita.
Outras ligações para Prazeres Interrompidos
https://prazeresinterrompidos-1.start.page
Podcast Prazeres Interrompidos
“Livros como gelados e amores de verão / Em cada episódio, uma aventura. / Aperte o cinto, e deixe que a brisa do mar lhe tolde os sentidos”. São estas as frases que, para Octávio Nuno, mais bem contextualizam o podcast que criou em julho de 2022.
Ávido leitor desde criança, Octávio Nuno apanhou o gosto influenciado pelo avô, que “tinha alguns livros lá em casa”.
“Quero pensar que o meu podcast não é sobre livros. Que é, antes, sobre a vida, porque os autores escrevem, afinal, sobre o que é isto de existir. Por isso, falo sobre o amor, o desamor, o sofrimento e o desencontro, a felicidade e as paixões… ou seja, no fundo, é a vida num minuto”, descreve, sem deixar de revelar que o desejo maior é “dar aos outros um pouco” do seu “amor pelos livros”.
Um minuto é o tempo que, em média, dura um episódio de “Prazeres Interrompidos”, caracterizado por um texto temperado com “uma pitada de humor e ironia”.
Santo Tirso
Apresentada imagem da mobilidade metropolitana que passará em Santo Tirso e Trofa
Foi apresentada, esta sexta-feira, nas instalações da Área Metropolitana do Porto (AMP), a marca dos transportes públicos que vai servir os 17 Municípios, nos quais se inclui Santo Tirso e Trofa.
A marca “UNIR” pretende “resolver, em definitivo, a falta de uma rede de transportes públicos que ligue, de forma eficiente com horários ajustados e em preços acessíveis, os residentes e turistas da zona norte do País”.
Santo Tirso faz parte do Lote Norte Nascente, com Valongo, Paredes e Gondomar, enquanto a Trofa está incluída no lote Norte Centro, juntamente com a Maia e Matosinhos.
-
Edição Papel2 dias atrás
Edição 248 do Jornal do Ave
-
Santo Tirso7 dias atrás
Acidente grave na A3
-
Santo Tirso1 semana atrás
Três tirsenses do CENFIM medalhados no Campeonato Nacional das Profissões
-
Desporto2 semanas atrás
Acidente no rali em Fafe leva Armindo Araújo ao hospital
-
Santo Tirso2 dias atrás
Garcia Garcia patrocina floresta nativa em Santo Tirso
-
Notícias1 semana atrás
Santo Tirso: Detido por tráfico de droga
-
lifestyle5 dias atrás
Pingo Doce de Vila das Aves reabre com nova imagem
-
Santo Tirso1 dia atrás
PRR aprova 357 milhões de euros em projetos em Santo Tirso