quant
Fique ligado

V.N. de Famalicão

Autarcas e membros da comunidade famalicense promoveram ação de limpeza em S. Miguel-o-Anjo

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Vários serviços do município de Vila Nova de Famalicão, responsáveis da União das freguesias de Famalicão e Calendário e membros da Associação de Moradores da Cal uniram esforços e procederam à limpeza e remoção de lixos, no Monte de S. Miguel-o-Anjo, no passado sábado, 17 de outubro.

A ação de sensibilização ambiental e de defesa do património natural teve como principal objetivo “dar um sinal à comunidade da importância de manter o território limpo de forma a preservar e valorizar o património natural e cultural” referiu a propósito o vereador da cultura, Leonel Rocha, que também participou na iniciativa. O responsável mostrou-se satisfeito com a “união de esforços das várias entidades, lamentando a atitude dos cidadãos que depositam lixo, incluindo monstros domésticos num espaço de grande riqueza ambiental e patrimonial”.

Refira-se que o terreno com cerca de 80 mil metros quadrados foi adquirido pela autarquia em 2017, com o objetivo de salvaguardar e preservar este património, permitindo o estudo e a investigação sobre o passado histórico deste local.

Neste âmbito, a autarquia está a elaborar um plano estratégico com um conjunto de ações, donde sobressai a prospeção arqueológica do local e respetivo levantamento topográfico. Mas para já estão a ser desenvolvidos trabalhos, que permitirão disponibilizar em breve um espaço verde, cuidado e qualificado ao serviço população.

O espaço que está classificado como imóvel de interesse público desde 1990, acolhe as ruínas de um povoado fortificado cujos achados arqueológicos apontam para uma datação que se situa entre o séc. I a.C. e o séc. I d.C..

Localizado num pequeno outeiro que se destaca do vale, o Castro de S. Miguel -o -Anjo goza de uma ampla vista em todo o seu redor (360º). Da sua plataforma central (acrópole) usufrui-se de um domínio visual privilegiado sobre a cidade de Vila Nova de Famalicão, o Monte do Facho e de quase todo o concelho; quando as condições atmosféricas são favoráveis também são visíveis os concelhos vizinhos (Trofa, Santo Tirso, Guimarães e Vila do Conde) e o mar.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...