quant
Fique ligado

Santo Tirso

Aumento de passageiros com o Alfa

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Os dados são da CP – Comboios de Portugal e mereceram eco da Câmara Municipal: desde o início da paragem do Alfa Pendular em Santo Tirso que o número de viajantes que partem ou chegam à cidade “aumentou 45 por cento, comparativamente o mesmo período do ano anterior”.

Estes dados referem-se ao período entre 1 de maio e 31 de outubro e referem-se a passageiros do Alfa Pendular e Intercidades na ligação Lisboa/Guimarães e Guimarães/Lisboa. “Somos um município estrategicamente bem localizado, que para além das autoestradas que o servem, da proximidade ao aeroporto do Porto e ao porto de Leixões, tem agora ligação ferroviária direta à capital do país”, destacou Joaquim Couto, presidente da autarquia de Santo Tirso, que considera que a paragem do Alfa na cidade “beneficia muito o tecido empresarial sediado no concelho”, assim como “tem impacto na economia local, nomeadamente ao nível do turismo”.
“É um número muito positivo e que vem confirmar as expectativas que tínhamos quando lutámos pela passagem do Alfa Pendular no concelho. Assumimos a melhoria da qualidade de transportes na região e sub-região do Vale do Ave como um compromisso eleitoral e os resultados com este serviço, em apenas seis meses, comprovam a melhoria na mobilidade da população e tudo o que daí advém”, destacou Joaquim Couto.
Mas o autarca não quer ficar por aqui e aponta para uma “melhoria do interface entre as estações de comboios e os transportes rodoviários que servem os municípios de Santo Tirso, Guimarães e Famalicão”.
O Alfa Pendular sai da estação de Santa Apolónia, todos os dias, às 8 horas, para em Santo Tirso pelas 11.30 horas, e chega a Guimarães às 11.53 horas. No sentido inverso, parte de Guimarães às 16.55 horas, para em Santo Tirso às 17.19 horas e chega a Lisboa, Santa Apolónia, às 20.40 horas.
Uma viagem entre Lisboa e Santo Tirso custa 45,50 euros em classe conforto e 31,80 euros em classe turística. Se forem adquiridos uma semana antes, podem ficar por 27,50 euros (conforto) e 19,50 (turística).

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...