V.N. de Famalicão
ATP e Município de Famalicão vencem prémio europeu de promoção empresarial
A ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal e a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão alcançaram o 1.º lugar nacional dos European Enterprise Promotion Awards, na categoria “Promoção do espírito de empreendedorismo”, uma iniciativa da Comissão Europeia (coordenada em Portugal pelo IAPMEI), alinhada com as prioridades da estratégia Europa 2020, que tem como objetivo potenciar a divulgação de atividades reconhecidas como boas práticas no âmbito da promoção da iniciativa empresarial na Europa.
Os vencedores da fase final do concurso 2019 foram anunciados ontem, 16 de julho, pelo IAPMEI, em cerimónia realizada na Ceiia, em Matosinhos, com a presença do Secretário de Estado da Economia, João Neves. Receberam o prémio o Vereador da Economia, Empreendedorismo e Inovação, Augusto Lima, e o presidente da ATP, Paulo Melo.
As duas entidades apresentaram uma candidatura conjunta com o projeto “Regeneração ITV – Promover o Empreendedorismo Inovador, Qualificado e Criativo na fileira Têxtil e Vestuário”, que corporiza uma ação coletiva de dinamização do ecossistema empreendedor daquela fileira, facilitando o desenvolvimento de empresas inovadoras, qualificadas e criativas, com potencial de internacionalização no contexto da cadeia de valor.
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O objetivo passou por fomentar o empreendedorismo qualificado e criativo, que por sua vez conduziu ao surgimento e desenvolvimento de novos projetos empresariais, competitivos e inovadores e que contribuíram para a internacionalização da oferta da ITV.
Desenvolvida entre 2016 e 2018, a iniciativa superou todas as expetativas, cativando o interesse de muita gente com excelentes ideias para o setor têxtil. Em termos objetivos, foram criadas, ao abrigo do programa, dez empresas inseridas em atividades intensivas, em conhecimento e/ou tecnologia, dez empresas inseridas em atividades das indústrias culturais ou criativas, geração de informação e conhecimento através de elaboração de diversos estudos (benchmarking internacional, mapeamento de oportunidades, estudos de casos, entre outros) e ações de capacitação, informação e apoio a empreendedores.
Recorde-se que Vila Nova de Famalicão ostenta a marca Cidade Têxtil, sendo o epicentro de uma região que acolhe uma fileira industrial completa, um cluster único na Europa. A apresentação desta candidatura inseriu-se também nesta estratégia de promoção e valorização do território a partir de uma das suas marcas mais fortes que, entre outros objetivos, visa atrair talentos e investimento e promover a inovação.
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