quant
Fique ligado

Santo Tirso

Aterro na Trofa é novo e não é extensão do de Santo Tirso – Resinorte

A Resinorte apresenta uma versão diferente do presidente da Câmara da Trofa, não confirmando a versão de “extensão do aterro” divulgada pelo autarca da Trofa, mas antes justificou a nova estrutura pelo esgotamento da capacidade da anterior.

Avatar

Publicado

em

Publicidade

O aterro em Covelas, na Trofa, não será uma extensão do fechado em 2016 em Santo Tirso, que será selado em definitivo a curto prazo, e prevê o aproveitamento do biogás e controlo de odores, anunciou hoje a Resinorte.

Segundo a empresa, a localização do aterro teve em conta a “proximidade das instalações da Resinorte – unidade de tratamento mecânico e biológico do Ave, a disponibilidade de terrenos na região e o aproveitamento da orografia do terreno e distanciamento a zonas populacionais”.

Dando conta que o Plano Estratégico foi “aprovado pela APA [Agência Portuguesa do Ambiente]” e que o mesmo sucedeu com “o Plano de Investimentos pela ERSAR [Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos]”, a Resinorte frisou ainda que “após aprovação formal do projeto base por parte do Ministério do Ambiente vai avançar com a construção da nova unidade“ que receberá em “exclusivo resíduos sólidos urbanos com origem municipal”.

“Esta nova instalação, um investimento inicial de quatro milhões de euros, destina-se apenas e só à deposição de resíduos sólidos urbanos, em conformidade com as obrigações de serviço público da Resinorte”, sustenta a empresa.

Pode ler também...