quant
Fique ligado

V.N. de Famalicão

ATC liga Santiago de Compostela a Fátima

Avatar

Publicado

em

Publicidade

O objetivo já está traçado. “Unir” a catedral de Santiago de Compostela ao Santuário de Fátima, através de “uma peregrinação feita por etapas”, que ficará concluída “em maio de 2019”.

Com esta atividade, a Associação Teatro Construção (ATC), de Joane, concelho de Vila Nova de Famalicão, “tenta responder ao desafio de muitos peregrinos que fizeram os Caminhos de Santiago”.
A peregrinação começou em Santiago de Compostela, onde os participantes vão percorrer “o Caminho Central Português até ao Porto, passando depois para o Caminho de Fátima, até achegar ao Santuário mariano, localizado na Cova da Iria”.
Este fim de semana, “cerca de três dezenas de pessoas, oriundas dos concelhos de Famalicão, Guimarães, Braga, Fafe e Porto” percorreram os primeiros “37 quilómetros” dos “cerca de 460” que separam “dois dos locais de culto mais emblemáticos da Península Ibérica”. A peregrinação começou no sábado, em Santiago de Compostela, tendo pernoitado na Hospedaria San Martin Pinario, para no domingo voltar ao caminho para nova etapa. “No primeiro dia a chuva foi presença assídua no percurso até Teo. Já no domingo, o S. Pedro foi mais benevolente com o grupo e apenas refrescou a etapa com uma chuva muito leve, nos 23 quilómetros que foram feitos”, adiantou fonte da associação joanense, referindo que este projeto “permite percorrer dois caminhos com enorme significado”.
Paralelamente a este projeto, a ATC pretende, “durante o ano 2018”, percorrer “mais três caminhos alternativos, onde, mais uma vez, a cultura, a espiritualidade, a aventura e o prazer de caminhar seguem de mãos dadas”. Assim, no programa está a realização do Caminho Português (26 a 31 março), que será percorrido entre o Senhor do Socorro, em Ponte de Lima, e Santiago de Compostela, em cinco etapas, o Caminho Primitivo (28 de abril a 5 de maio) entre Fonsagrada e Santiago, que será feito em seis etapas, e o Caminho Roma-Florença-Génova, “iniciado em 2016”, que será percorrido de Florença e Génova, de 7 a 18 de junho.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...