quant
Fique ligado

Santo Tirso

Associação S. Tiago celebra 20.º aniversário

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Assume-se como uma instituição que “trabalha com o intuito de minimizar os efeitos de exclusão social, através da prestação de serviços no âmbito do apoio social” à população sénior de Areias, Palmeira, Lama e Sequeirô, no concelho de Santo Tirso e, hoje, com 20 anos de existência é uma das entidades mais respeitadas daquela União de Freguesias.

A S. Tiago – Associação de Solidariedade Social de Areias (STASSA) nasceu em novembro de 1996 e adquiriu uma experiência no apoio social que foi motivo de celebração.
Os 20 anos da constituição da STASSA foram assinalados com um jantar que contou com mais de 60 pessoas e que teve como um dos momentos marcantes a homenagem ao fundador e atual presidente da direção, Luís Freitas.
“São 20 anos de alegrias e tristezas, mas acima de tudo temos a consciência de dever cumprido por mantermos em atividade as três valências de apoio social, o centro de dia, o apoio ao domicílio e a estrutura residencial. É uma prestação de serviços que considero importantes para a população”, sublinhou Luís Freitas, que não escondeu o desejo de ver concretizado o próximo projeto da STASSA.
Trata-se do projeto de ampliação do Lar de Idosos. O primeiro passo, que era a aquisição de um terreno contíguo às instalações da instituição, já foi dado. Pela frente, há um “processo” que contará com o apoio da Câmara Municipal. Presente nas comemorações, José Pedro Machado, vereador da Câmara Municipal de Santo Tirso, afiançou que a autarquia “vai apoiar na construção da nova valência”. “Esta complementaridade do trabalho feito pela Câmara e por estas associações são uma simbiose muito importante para o concelho”, destacou o autarca.
Quem também enalteceu os serviços prestados pela STASSA foi Eurico Tavares, presidente da União de Freguesias de Areias, Palmeira, Lama e Sequeirô. “É uma associação que faz falta e presta um bom serviço não só na União de Freguesias como fora dela”, frisou.
Atualmente, a STASSA presta apoio a cem pessoas. Em abril de 2015, a primeira valência a entrar em funcionamento foi o centro de dia, seguindo-se, no mês seguinte, o apoio domiciliário. Em 2013, abriu o Lar de Idosos.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...