quant
Fique ligado

V.N. de Famalicão

Associação Gerações inaugurou espaço “Muitos Dias Têm Cem Anos”

Avatar

Publicado

em

Publicidade

A celebrar 20 anos de existência a Associação Gerações, em Vila Nova de Famalicão, inaugurou esta quinta-feira o espaço “Muitos Dias Têm Cem Anos”, que vai alargar a oferta de serviços e atividades que a associação já dispõe, com o Clube Sénior, a mais pessoas.

O novo espaço que nasce da recuperação do antigo “Solar das Lameiras” datado de 1880, implicou um investimento de cerca de 150 mil euros, tendo contado com o apoio financeiro do município de 30 mil euros.

Mário Martins, diretor da instituição, admitiu que se trata de “um esforço financeiro muito grande mas que valerá a pena”. A “Gerações”, que funciona em regime de Instituição Privada de Solidariedade Social e com fundos próprios, “tem um especial cuidado com os seniores”, sendo que a nova valência é “especialmente” vocacionada para eles, explicou Mário Martins.

Sobre o nome escolhido para o novo espaço, “Muitos Dias Têm Cem Anos”, Mário Martins explicou que “hoje morre-se cada vez mais tarde e é cada vez mais frequente haver pessoas com 80, 90 e 100 anos. E 100 anos têm muitos dias que não têm que ser de solidão”, respondeu, aludindo ao romance de Gabriel Garcia Marquez Cem anos de Solidão.

A solidão é mesmo um dos “inimigos a combater” por esta associação, sentimento “muito comum” entre a geração mais envelhecida: “Aqui recebemos bebés, crianças, jovens e idosos, num regime solidário que queremos também que seja intergeracional. Estamos atentos às particularidades do nosso meio e o envelhecimento ativo é uma das nossas maiores preocupações. E não deixa de ser curioso que a atividade que envolve mais seniores é a informática”, disse.

Presente na inauguração, o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha, destacou a importância do trabalho desenvolvido pela Associação Gerações, na comunidade. “Trata-se de uma instituição que está atenta à comunidade e que presta um trabalho profícuo e adequado às suas necessidades”. “É um brilhante exemplo do melhor que se pode fazer desde a infância até à idade sénior e um parceiro fundamental do município no combate à solidão e à exclusão na terceira idade, proporcionando uma vida com mais qualidade, mais feliz e mais longa aos famalicenses”.

O diretor do Centro Distrital de Braga da Segurança Social, João Ferreira também marcou presença na sessão e elogiou o espaço.

Ao serviço de mais de 300 utentes, o Clube Sénior da “Gerações” acaba por ser aquele que mais gente serve, cerca de 180 .

Refira-se que a Associação Gerações tem em funcionamento as valências sociais de creche e jardim de infância e uma subvalência do Centro Comunitário Educativo.

O Clube Sénior disponibiliza semanalmente diferentes atividades e ateliers como informática, inglês, fotografia, ginástica, ioga, dança, pilates, teino de memória, histórias de vida, bordados, pintura e decoração de materiais, sessões de fisioterapia, entre muitas outras.

Anúncio
Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...