quant
Fique ligado

V.N. de Famalicão

ASAE apreende equipamentos de diagnóstico automóvel

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Vila Nova de Famalicão foi um dos concelhos onde incidiu uma operação de fiscalização dirigida a oficinas automóveis, no âmbito da “contrafação de equipamentos de diagnóstico automóvel”, promovida pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE).
Segundo nota de imprensa, esta operação, denominada Digitalauto, foi “a terceira realizada em todo o território nacional, através da Unidade Nacional de Informações e Investigação Criminal”, e incidiu nos concelhos de Famalicão, Braga, Aveiro, Coimbra, Abrantes, Caldas da Rainha, Sintra e Lagoa, tendo contado com “a participação dos peritos da marca visando o combate ao mercado negro do comércio e uso de equipamentos de diagnóstico”.
Na operação foram fiscalizadas “18 oficinas e apreendidos 12 aparelhos e 12 computadores, tudo no valor superior de 5500 euros”. Foram ainda “instaurados oito processos-crime por contrafação e uso ilegal de marca, usurpação de direitos de autor e reprodução ilegítima de programa protegido e levantados dois autos de contraordenação por falta de licenciamento da atividade”.
A ASAE explicou que “estes equipamentos de diagnóstico automóvel são utilizados para detetar avarias em automóveis através de programas específicos e mediante licença sendo a sua disseminação ilegal uma das evidências da economia paralela que afeta o setor de reparação automóvel”. “A ASAE continuará a promover o seu esforço de combate à economia informal para salvaguarda da livre concorrência e da proteção dos direitos de autor e das marcas”, adiantou.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...