Select Page

Arranque do Orçamento Participativo Jovem 2015

Arranque do Orçamento Participativo Jovem 2015

Depois do sucesso da primeira edição, o Orçamento Participativo Jovem 2015 arranca na próxima sexta-feira, dia 10, com a primeira de sete sessões de esclarecimento a acontecer pelas 18h30, no salão nobre da Junta de Freguesia de Vilarinho. Durante todo o mês de abril vão decorrer ainda sessões no Auditório 2 do Instituto Nun’Alvres no dia 13, no Pavilhão Municipal de Santo Tirso dia 15, no Salão Nobre da Junta de Freguesia de S. Martinho do Campo dia 17, no Centro Cultural de Vila das Aves dia 20, na Associação de Solidariedade Humanitária de Monte Córdova dia 22 e na escola E.B. 2 e 3 da Agrela dia 29.

“Esperamos que depois do arranque, no ano passado, a participação dos jovens seja cada vez maior e mais entusiástica. Por isso mesmo, decidimos aumentar o número de sessões de esclarecimento e as assembleias participativas, dando a possibilidade a que mais jovens apresentem as suas propostas para o Município”, aponta o presidente da Câmara de Santo Tirso, Joaquim Couto.

Além disso, a realização dos vários momentos do Orçamento Participativo Jovem vai decorrer de forma descentralizada. De acordo com o autarca, “existiu a preocupação de escolher espaços em diferentes freguesias do concelho”, de forma a “abranger o maior número de participantes possível”.

Terminadas as sessões de esclarecimento terão início no mês de maio as assembleias participativas, seguindo-se a recolha das propostas elaboradas pelos jovens.

Após a implementação em 2014, o Orçamento Participativo Jovem continua em 2015, o processo de consulta direta dos cidadãos mais jovens, residentes no concelho de Santo Tirso, com vista à definição de prioridades de investimento municipal. Os jovens terão, novamente, a oportunidade de identificarem, debaterem e atribuírem prioridades a projetos de superior interesse para o Concelho, tendo em conta uma verba de 120 mil euros.

São destinatários do Orçamento Participativo Jovem todos os residentes no concelho de Santo Tirso, com idades compreendidas entre os 12 os 30 anos de idade, inclusive. Anualmente, é definido pelo Executivo Municipal o montante em euros da verba do Orçamento Municipal a afetar ao Orçamento Participativo Jovem. Em 2015, a Câmara repete o valor de 2014, ou seja, os 120 mil euros.

Toda a informação sobre o Orçamento Participativo Jovem 2015 pode ser acompanhada através da página de facebook:https://www.facebook.com/opjSantoTirso.

Horta Urbana

Em 2014, o projeto “Horta Urbana”, para uso particular e coletivo da população e das associações do Município, foi o projeto vencedor do Orçamento Participativo Jovem de Santo Tirso. O projeto vai ser implementado durante este ano, nas traseiras da Fábrica de Santo Thyrso, e significará um investimento da autarquia na ordem dos 92 mil euros.

A proposta foi apresentada por três jovens do concelho: Cristiana Gonçalves, Joana de Castro e Marta Ferreira

Videos

Loading...

Siga-nos

1ª pagina edição Papel

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma experiência mais personalizada. Ao navegar está a permitir a sua utilização