quant
Fique ligado

Santo Tirso

Arrancou requalificação da Praça Vasco da Gama

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Está no terreno a obra de requalificação da Praça Vasco da Gama, localizada na União de Freguesias de Santo Tirso, Couto (Santa Cristina e São Miguel) e Burgães.
A intervenção ao nível dos arruamentos, passeios e jardins, “num investimento de 400 mil euros”, vai beneficiar “cerca de dois mil habitantes”.
Com a intervenção espera-se, avançou Joaquim Couto, presidente da autarquia, “um espaço de qualidade, de fruição do espaço público, com cariz mais urbanizado”.
“Esta é uma intervenção de fundo que vai melhorar a Praça mas também a Rua Pedro Nunes e ainda a Rua Dr. Joaquim Ferreira, que dá acesso ao Parque de Geão e que é utilizada pelos alunos no acesso à escola D.Dinis”, explicou o autarca.
Uma solução “bonita, moderna e arejada, que respeita os princípios orientadores do Plano de Mobilidade Sustentável de Santo Tirso“ e que Joaquim Couto espera ver inaugurada dentro de “três ou quatro meses”.
“É tempo de dar maior importância a esta zona habitacional”, afirmou o autarca, realçando o trabalho que a autarquia tem elaborado nesse sentido, como a localização da “Biblioteca Municipal nesta zona da cidade” ou a intervenção no Parque de Geão “para que a população desta área possa usufruir de um parque urbano”. Além disso, a Câmara de Santo Tirso está a avançar “com a requalificação de vias e praças nesta zona”. Intervenções que, no futuro, vão “acrescentar uma melhoria na segurança de peões, na circulação rodoviária, na qualidade de vida urbana e na vida cultural e desportiva”, assegurou o autarca.
Logo que esteja concluída a obra, o espaço servirá de palco para “eventos dinamizados pela Câmara”, afirmou o edil tirsense.
Para Jorge Gomes, presidente da União de Freguesias de Santo Tirso, Couto (Santo Tirso e São Miguel) e Burgães, “este é um local que está degradado e com pouca luz. Depois das obras, vai tornar-se, efetivamente, mais um local aprazível da cidade”.

Obra junto à central de camionagem pronta no final de maio
A obra numa das entradas da cidade, junto à central de camionagem, atrasou, “no início, por causa da complexidade de infraestruturas da primeira parte da execução da obra”, mas deve estar concluída “no final de maio ou início de junho”, afirmou Joaquim Couto.
O autarca garantiu ainda que, logo depois da inauguração da Praça, “a obra vai continuar até à rotunda Timor Lorosae e daí até à saída para o Juncal, para permitir a circulação pedonal com segurança” naquela zona.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...