quant
Fique ligado

Santo Tirso

Armindo Araújo confirmado em Montalegre no TitansRX Rallycross

Avatar

Publicado

em

Publicidade

O pentacampeão nacional de ralis e bicampeão do Mundo de produção, Armindo Araújo, vai estrear-se no ralicross durante a prova do TitansRX no Circuito Internacional de Montalegre, nos dias 10 e 11 de agosto. Também o campeão espanhol Iván Ares é outra estrela dos ralis que promete dar espetáculo na pista portuguesa.

O Circuito Internacional de Montalegre foi uma das seis pistas europeias escolhidas para receber o TitansRX, nova competição internacional de ralicross sob a égide da FIA e promovida pelos austríacos da MJP. A prova portuguesa – realiza-se nos dias 10 e 11 de agosto – conta com um plantel de estrelas do automobilismo mundial, entre os quais Armindo Araújo e Iván Ares, dois wildcards de luxo numa grelha onde estão nomes bem conhecidos do Ralicross, WRC, Fórmula 1 e Turismos.

«FOI UMA HONRA»

Para Armindo Araújo, cinco vezes campeão de Portugal de ralis e bicampeão do Mundo de produção, esta é a estreia absoluta em provas de ralicross, numa altura em que está na luta pelo seu sexto título de campeão nacional. «Foi uma honra ser convidado para participar na prova do TitansRX em Montalegre. Será uma experiência completamente nova para mim, pois nunca corri no ralicross nem em competição direta com outros pilotos na mesma pista. Já vi vídeos das primeiras duas provas e parece-me um campeonato espetacular, com grandes pilotos e carros potentes, iguais para todos. Sei que o Ralicross em Montalegrecostuma ter um ambiente fantástico, por isso estou expectante», referiu o conceituado piloto português, que, tal como acontece nos ralis, irá defender as cores da Hyundai.

«VOU COM MUITA VONTADE»

Por sua vez, o galego Iván Ares é outra estrela dos ralis que já confirmou presença no TitansRX emMontalegre, por convite da organização do campeonato e da Federação Galega de Automobilismo. Campeão espanhol em 2017 e bicampeão do FIA European Rally Trophy, Iván Ares é um dos mais rápidos pilotos do Campeonato de Espanha e deverá contar com o apoio de milhares de adeptos espanhóis na pista barrosã. «A Federação Galega de Automobilismo confiou em mim para correr em Montalegre e vou com muita vontade de corresponder à aposta. Estou habituado a este tipo de circuitos de terra e asfalto, com vários pilotos em pista, mas o plantel do TitansRX tem muitos nomes sonantes e pilotos com um grande ritmo no Ralicross, como os irmãos Hansen. Estou muito curioso para ver como me adapto ao carro e ver o que poderemos fazer em Montalegre», afirmou Iván Ares, que irá pilotar um carro com carroçaria inspirada no Hyundai i30.

TITANSRX | UM NOVO DESAFIO NO RALICROSS

O TitansRX deriva do antigo campeonato Global Rallycross e é promovido pela MJP, do piloto austríaco Max Pucher. O calendário é composto por 12 provas divididas por seis circuitos na Europa, tendo arrancado no mês de junho, em Essay (França), rumando depois à histórica pista de Lydden Hill (Inglaterra), com Montalegrea receber a terceira jornada da competição. Os eventos disputam-se num formato “double header”, ou seja, duas provas no mesmo fim de semana (uma no sábado e outra no domingo). O plantel de pilotos inclui estrelas do ralicross mundial, como os irmãos suecos Kevin Hansen (líder do campeonato) e Timmy Hansen (filhos do lendário campeão europeu, Kenneth Hansen), o finlandês Topi Heikkinen (atual segundo classificado do campeonato), pilotos do WRC como o irlandês Craig Breen e o neozelandês Hayden Paddon, ex-pilotos de Fórmula 1, como o brasileiro Nelson Piquet Jr. e o britânico Perry McCarthy (o famoso Stig do programa Top Gear!), ou estrelas das corridas de Turismos, como o holandês Tom Coronel e o britânico Andrew Jordan, entre outros. A viatura única da competição é o espetacular Pantera RX6 Supercar, construído especificamente para o TitansRX, que utiliza um chassis tubular e o motor 2.3l do Ford Mustang, debitando 530 cv de potência e um binário máximo de 750 Nm. Os bilhetes para o TitansRX em Montalegre estão à venda online em https://montalegre.bol.pt

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...