quant
Fique ligado

Santo Tirso

APROVADA A CANDIDATURA AO NORTE 2020 PARA REQUALIFICAÇÃO DA EB1 CONDE S.BENTO

Avatar

Publicado

em

Publicidade

OBRAS DE BENEFICIAÇÃO TÊM O VALOR DE 400 MIL EUROS E ARRANCAM NO FINAL DESTE ANO

A Câmara de Santo Tirso vai avançar com a requalificação da EB1 Conde S. Bento. A candidatura do Município foi a primeira aprovada pelo NORTE 2020, no âmbito do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial da região norte, e permitirá um investimento de cerca de 400 mil euros.

Foi aprovada a candidatura apresentada pelo Município de Santo Tirso ao NORTE 2020, de cerca de 400 mil euros, para requalificação da EB1 Conde S. Bento, no âmbito do mapeamento da Educação da Área Metropolitana do Porto. O anúncio foi feito pelo executivo municipal, na passada quinta-feira, no período que precede a ordem do dia da reunião de câmara.

A beneficiação do edifício escolar da Escola Conde S. Bento foi a primeira candidatura a ser aprovada no âmbito do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial da região norte, e faz parte de um pacote de investimentos incluídos pelo Município de Santo Tirso no mapeamento da Educação, com vista ao melhoramento do parque escolar do concelho.

“Determinamos a reabilitação deste estabelecimento de ensino como uma das prioridades em matéria de investimentos no melhoramento do parque escolar do concelho. Estamos em condições de contratualizar o financiamento com o NORTE2020 e, previsivelmente até ao final deste ano, arrancar com a obra de requalificação”, explicou em declaração política a vereadora da Educação, Ana Maria Ferreira.

O investimento vai permitir beneficiar as coberturas, as infraestruturas elétricas e de telecomunicações e os espaços envolventes, nomeadamente o recreio, o parque infantil, as vedações e o campo de jogos. Prevista está também a colocação de mobiliário escolar, entre outras melhorias.

No total, o Município de Santo Tirso candidatou já a financiamento por via dos fundos comunitários 2,8 milhões de euros, destinados a beneficiar a EB1 de Bom Nome, na Vila das Aves, a EB1 Conde S. Bento, a EB S. Martinho e ainda a EB S. Rosendo, em Santo Tirso, e EB Vila das Aves, estas duas últimas escolas da responsabilidade do Ministério da Educação.

“Temos dado especial atenção ao melhoramento do parque escolar de Santo Tirso, como atesta um conjunto de investimentos já realizados e outros em curso na infraestruturação escolar. “O nosso grande objetivo é dotar o concelho de condições de excelência em matéria de aprendizagem para os cerca de três mil alunos que frequentam os estabelecimentos de ensino do concelho”.

Desde o início de mandato, o executivo municipal já investiu cerca de 1,6 milhões de euros em projetos e obras de requalificação do parque escolar, para além dos cerca de 400 mil euros aplicados na remoção de amianto de todas as escolas da rede pública do concelho.

Paralelamente, a autarquia tem um encargo anual com tudo o que diz respeito à área da Educação, como as refeições e o transporte escolar, os lanches gratuitos ou o prolongamento de horário, na ordem dos 3,3 milhões de euros. “Temos feito uma forte aposta no que refere a proporcionar as melhores condições de aprendizagem aos alunos que frequentam as escolas do concelho, e essa aposta é, sem dúvida, para continuar”, concluiu Ana Maria Ferreira.

Anúncio
Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...