quant
Fique ligado

V.N. de Famalicão

António Zambujo e Richie Campbel nas Antoninas de Famalicão

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Junho está à porta, no ar já se sente o cheiro a verão e um pouco por todo o país arrancam as tradicionais festas em honra dos Santos Populares. Santo António muito venerado em Vila Nova de Famalicão é tratado como o verdadeiro padroeiro da cidade, dando o mote para as Antoninas que decorrem de 3 a 13 de junho.

São onze dias de festa, onde se revivem momentos de grande tradição que identificam e mobilizam este povo e atraem ao concelho vários milhares de pessoas. À tradição alia-se a animação e uma das grandes atrações deste ano é o concerto de António Zambujo, no dia 10, pelas 22h00,no Parque da Devesa, com entrada livre.

As Marchas Antoninas que saem à rua, na noite do dia 12, continuam a ser o ponto alto das festas. Este ano, assumem um novo figurino, regressando ao centro da cidade, reforçando a proximidade ao povo e, ao mesmo tempo, projetando-se para fora do concelho, chegando em direto, através da internet, aos quatro cantos do mundo.

Depois de percorrerem as principais artérias urbanas, as marchas atuam em frente aos Paços do Concelho, onde serão colocadas duas bancadas amovíveis com capacidade para três mil pessoas. Na cidade, serão instalados dois ecrãs gigantes – na Praça 9 de abril e no cruzamento das ruas Conselheiro Santos Viegas com a Adriano Pinto Basto – e o desfile será transmitido em direto para todo o mundo através do site do município em www.vilanovadefamalicão.org e também através do facebook oficial em www.facebook.com/municipiodevnfamalicao/.

Na tarde do dia 13, a procissão em honra de Santo António, que tem fama de casamenteiro, percorre as ruas da cidade. Antes disso, pela manhã decorre na Capela a Missa e a distribuição do Pão, cumprindo-se uma tradição antiga.

Para o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, “as festas Antoninas são uma mescla de tradição com modernidade que envolve muitas dezenas de associações e organizações do concelho que dão o melhor de si para que cada ano seja o melhor de sempre de um evento com mais de 100 anos de história”.

As noites são animadas pelos arraiais ao som da música e pela dança ao ritmo das canções populares. Para além de António Zambujo, Richie Campbel é outro dos destaques musicais das festas concelhias. O músico atua no dia 8 de junho, pelas 22h00, na Praça D. Maria II, com entrada livre. Neste âmbito, referência ainda para as concertinas, os cantares ao desafio, o fado e o rock and roll.

Aos mais pequenos cabe a honra de abrir as festividades, com toda a ternura e a criatividade das Marchas Infantis. Com os arquinhos empoleirados e as ancas a baloiçar, as crianças desfilam pela cidade no dia 3 de junho. A partir daí, é o desenrolar das tradições ancestrais que cabem todas no livro da memória coletiva famalicense. Desde as cascatas a Santo António, ao desfile alegórico e etnográfico, e desde as rusgas às fogueiras, passando ainda pela corrida de Galgos, pelas caminhadas e outras atividades desportivas.

Paulo Cunha realça que “a mobilização dos famalicenses em torno das suas festas é garantia de qualidade”. E acrescenta: “Temos programas com dinâmicas para todas as idades e para todos os gostos. E temos a bênção de Santo António que, como é sabido, também é nosso.”

Enfeitadas com arcos e globos coloridos, as ruas são invadidas pelo cheiro da sardinha assada, pelos balões e pelos aromas dos manjericos acompanhados de uma quadra alusiva a Santo António.

Anúncio

 

Consulte toda a programação em http://www.vilanovadefamalicao.org/_festas_antoninas_17

 

Fonte: Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...