quant
Fique ligado

Notícias

Aniversário de Camilo comemorado com inauguração do restauro da Quinta e Casa dos Caseiros de S. Miguel de Seide

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Vila Nova de Famalicão vai assinalar, esta quarta-feira, 16 de março, o 197.º aniversário de nascimento de Camilo Castelo Branco com a inauguração das obras de reconstrução da Quinta e Casa dos Caseiros da Casa de Camilo.

A intervenção, que completa a renovação e restauro do conjunto camiliano de S. Miguel de Seide onde o romancista viveu e escreveu boa parte das suas obras, entre 1863 e 1890, implicou um investimento de cerca de 320 mil euros e visou a remodelação, ampliação e arranjos exteriores da Casa de Camilo com o objetivo de lhe devolver a traça de outros tempos.

Recorde-se que a empreitada está inserida na candidatura «Rota Camilo: Valorização da Casa-Museu e Cemitério da Lapa», aprovada no âmbito do programa operacional Norte 2020, sendo cofinanciada através Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

A Casa dos Caseiros terá duas valências essenciais: uma dedicada aos serviços educativos e outra composta por uma cozinha que possibilitará serviço de refeições com ementa camiliana. Haverá, ainda, um novo espaço constituído por um sequeiro e logradouro para o desenvolvimento de atividades pedagógicas.

Refira-se que Camilo Castelo Branco residiu na casa de Seide cerca de 26 anos. Aqui chegou por amor, aqui escreveu, viveu com a família e aqui pôs termo à vida. Considerada a mais emblemática memória viva do maior escritor do romantismo português, a Casa de São Miguel de Seide ganhou um significado histórico de fundamental importância para o conhecimento profundo de todas as temáticas camilianas.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...