quant
Fique ligado

V.N. de Famalicão

Alunos criam triturador de plásticos a favor do ambiente

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Uma turma da Cior desenvolveu um projeto para reduzir e reutilizar o uso do plástico. “Uma capacidade empreendedora e amiga do ambiente”, que pode mudar o mundo.

Um protótipo, fruto do trabalho dos alunos do 10.º ano do Curso Técnico de Produção Metalomecânica da Escola Profissional CIOR, levou à construção de um triturador de plásticos, vocacionado para reduzir o volume dos mesmos, com o objetivo de promover a sua reciclagem e reutilização.

No dia 18 de julho, o projeto, que teve a colaboração da equipa formativa, alunos, encarregados de educação e empresas, foi apresentado à comunidade escolar, no auditório da CIOR, numa sessão que contou com a presença de Pedro Sena, vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.

A iniciativa de natureza multidisciplinar surgiu para que os alunos encontrassem “um processo para minimizar o grande problema ambiental dos plásticos associado ao seu uso, à dificuldade na sua biodegradação, ao grande volume dos resíduos em aterros sanitários e ao impacto negativo sobre os diferentes ecossistemas e biodiversidade”.

Amadeu Dinis, diretor da CIOR, sublinhou que “o processo de ensino baseado no trabalho de projeto colaborativo é extremamente enriquecedor e pedagógico, dada a transversalidade de conhecimentos aplicados”, por outro lado, “não só permite associar a teoria à prática, como também possibilita o desenvolvimento de competências, capacidades e atitudes do aluno de acordo com respetivo perfil profissional”.

Os três grandes pontos fulcrais que deram mote ao desenvolvimento do projeto foram a “sensibilização da comunidade escolar para a problemática do uso do plástico”, a “construção de recetáculos para acondicionamento de garrafas plásticas de água e a sua posterior recolha” e a “construção de um protótipo destinado a triturar e reduzir o volume dos resíduos com o objetivo final de promover a sua reciclagem e reutilização”.

O produto plástico triturado será valorizado como matéria-prima na moldação e injeção de novos produtos através de uma empresa parceira.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...