quant
Fique ligado

lifestyle

Aluno de Santo Tirso vence concurso de programação com videojogo “Ciclo da Água”

Avatar

Publicado

em

Publicidade

___________

Pedro Rocha, aluno do Instituto Nun’Alvres, das Caldas da Saúde, Santo Tirso, foi um dos vencedores do “Water Game”. Lançado pela INDAQUA, o concurso foi o culminar de workshops de programação que decorreram em parceria com as escolas de seis concelhos e que contaram com cerca de 100 crianças.

Na plataforma do concurso “Water Game” há 21 videojogos e todos têm algo em comum: o tema da sustentabilidade e a água. Para além disso, foram criados por alunos que participaram em workshops de programação promovidos pela INDAQUA junto das escolas. Desvendado o mundo da criação de videojogos, os alunos puderam submeter a concurso os jogos que criaram.

Entre os três premiados pelo “Water Game”, está um aluno de Santo Tirso. Pedro Rocha frequenta o 6.º ano no Instituto Nun’Alvres e criou o jogo “Ciclo da Água”, que tem por objetivo levar a água, ao longo de todo o ciclo, enquanto são superados obstáculos. Técnica, jogabilidade, originalidade e adequação ao tema foram alguns dos critérios avaliados pelo júri do concurso.

Os outros dois alunos vencedores do “Water Game” pertencem a escolas de Matosinhos e Santa Maria da Feira. Como prémio e incentivo à aprendizagem contínua, receberam um curso de programação completo, para aprofundar conhecimentos nesta área.

“O jogo vencedor mostra como é possível juntar um tema tão importante como o Ciclo da Água a algo lúdico. Esse foi também o desafio que o “Water Game” levou às escolas, com workshops que permitiram aos alunos desenvolver competências digitais, compreender como funciona o universo dos videojogos que tanto os fascina e ainda recordar a importância da sustentabilidade”, explica Anabela Alves, Diretora Geral da INDAQUA Santo Tirso/Trofa. 

O “Water Game” foi integrado no Projeto + Água, desenvolvido pela INDAQUA, com o apoio do Fundo Ambiental e da Estratégia Nacional para a Educação Ambiental 2020. Todos os videojogos submetidos a concurso estão disponíveis online para levar, sobretudo, os mais novos a interagir, brincar e refletir sobre a importância dos recursos hídricos.

Pode ler também...