Auto Soluções- Campanha verão 2022

Aluno de Santo Tirso vence concurso de programação com videojogo “Ciclo da Água”

Pedro Rocha, aluno do Instituto Nun’Alvres, das Caldas da Saúde, Santo Tirso, foi um dos vencedores do “Water Game”. Lançado pela INDAQUA, o concurso foi o culminar de workshops de programação que decorreram em parceria com as escolas de seis concelhos e que contaram com cerca de 100 crianças.

Na plataforma do concurso “Water Game” há 21 videojogos e todos têm algo em comum: o tema da sustentabilidade e a água. Para além disso, foram criados por alunos que participaram em workshops de programação promovidos pela INDAQUA junto das escolas. Desvendado o mundo da criação de videojogos, os alunos puderam submeter a concurso os jogos que criaram.

Entre os três premiados pelo “Water Game”, está um aluno de Santo Tirso. Pedro Rocha frequenta o 6.º ano no Instituto Nun’Alvres e criou o jogo “Ciclo da Água”, que tem por objetivo levar a água, ao longo de todo o ciclo, enquanto são superados obstáculos. Técnica, jogabilidade, originalidade e adequação ao tema foram alguns dos critérios avaliados pelo júri do concurso.

Os outros dois alunos vencedores do “Water Game” pertencem a escolas de Matosinhos e Santa Maria da Feira. Como prémio e incentivo à aprendizagem contínua, receberam um curso de programação completo, para aprofundar conhecimentos nesta área.

“O jogo vencedor mostra como é possível juntar um tema tão importante como o Ciclo da Água a algo lúdico. Esse foi também o desafio que o “Water Game” levou às escolas, com workshops que permitiram aos alunos desenvolver competências digitais, compreender como funciona o universo dos videojogos que tanto os fascina e ainda recordar a importância da sustentabilidade”, explica Anabela Alves, Diretora Geral da INDAQUA Santo Tirso/Trofa. 

O “Water Game” foi integrado no Projeto + Água, desenvolvido pela INDAQUA, com o apoio do Fundo Ambiental e da Estratégia Nacional para a Educação Ambiental 2020. Todos os videojogos submetidos a concurso estão disponíveis online para levar, sobretudo, os mais novos a interagir, brincar e refletir sobre a importância dos recursos hídricos.

Leia também...