quant
Fique ligado

Santo Tirso

Alerta – Temperaturas muito baixas nos próximos dias

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Na sequência dos alertas emitidos pelo Instituto Português  do Mar e da Atmosfera (IPMA) e pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) relativamente às temperaturas baixas previstas para os próximos dias, o Diretor-Geral da Saúde solicitou uma divulgação à população sobre as precauções adotar.

A exposição a períodos de frio intenso, particularmente durante vários dias consecutivos, pode ser responsável por efeitos nefastos na saúde, nomeadamente hipotermia, ulcerações e enregelamento.

Em situações de frio intenso são produzidas alterações no organismo que facilitam o aparecimento de doenças como a gripe, a pneumonia, a bronquite e o agravamento das doenças crónicas, nomeadamente, das cardíacas e das respiratórias. Alterações no comportamento social na época invernal, propiciando aglomerações em locais fechados, contribuem ainda para a difusão de determinadas doenças infeciosas.

Por outro lado, podem ocorrer certos efeitos indiretos do frio na saúde resultantes de acidentes rodoviários e quedas devido ao gelo, incêndios e intoxicações por monóxido de carbono provocados pelo uso incorreto ou mau funcionamento dos equipamentos de aquecimento.

A duração e magnitude do período de frio intenso são fatores que contribuem para o impacto verificado na saúde. São ainda relevantes as características térmicas e de isolamento dos edifícios assim como os comportamentos individuais e coletivos de autoproteção.

Os grupos mais vulneráveis são as crianças e idosos por terem pouca perceção do frio. Os outros grupos são doentes crónicos, trabalhadores no exterior e pessoas sem-abrigo.

No sentido de prevenir os efeitos negativos do frio intenso, a DGS tem vindo a elaborar recomendações gerais relacionadas com o frio pelo que se anexa o folheto para divulgação à população sempre que considerarem oportuno. Estas informações constam no site: http://www.dgs.pt/pagina.aspx?f=1&lws=1&mcna=0&lnc=&mid=5005&codigoms=0&codigono=683368347065AAAAAAAAAAAA

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...