quant
Fique ligado

Santo Tirso

Airbus investe mais de 40 milhões em Santo Tirso (c/video)

Avatar

Publicado

em

Publicidade

A empresa aeronáutica Airbus vai investir cerca de 40 milhões de euros na construção de uma unidade industrial para construção de peças para aviões, localizada na zona industrial da Ermida, em Santo Tirso.

O anúncio foi feito esta terça-feira pelo Governo e representará a criação de mais de 400 postos de trabalho, 240 postos numa primeira fase.

Num ambiente fortemente competitivo e em constante mudança, a STELIA Aerospace, empresa do grupo AIrBus, continua a sua transformação para responder aos desafios industriais e económicos dos seus clientes e a abertura desta nova linha de montagem em Santo Tirso, no distrito do Porto, completará e reforçará a sua configuração industrial (5 unidades, 2 subsidiárias em França, 2 subsidiárias em Marrocos, 1 na Tunísia e 2 na América do Norte).

A AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal – tem vindo a acompanhar este novo projeto de investimento da STELIA Aerospace que ultrapassa os 40 milhões de euros e prevê criar 240 postos de trabalho, 30 dos quais altamente qualificados.

Esta nova unidade desenvolverá as atividades de assemblagem de subconjuntos de estruturas aeronáuticas, as quais serão depois exportadas para as unidades da STELIA Aerospace de Méaulte e Rochefort, em França, para aí serem integradas. A atividade começará no final deste ano e aumentará progressivamente para atingir a velocidade cruzeiro até 2023.

Portugal foi escolhido por várias razões, nomeadamente, a sua relevante experiência no sector aeronáutico, a disponibilidade de talento, a integração na Zona Euro e a proximidade geográfica com as localizações francesas da STELIA Aerospace, permitindo uma otimização dos fluxos logísticos.

Cédric GAUTIER, CEO da STELIA Aerospace, afirmou: “A criação desta nova unidade faz parte integral da estratégia de otimização industrial que implementamos na criação da STELIA Aerospace em 2015, para aumentar o desempenho e desenvolver a competitividade global da empresa. Isso também permitirá absorver potenciais aumentos de atividade dos nossos clientes, e assim enfrentar melhor os desafios de amanhã, num mundo cada vez mais competitivo”.

António COSTA, Primeiro-Ministro de Portugal, sublinha: “A decisão de investimento da STELIA Aerospace no nosso País é confirmação inequívoca da elevada competitividade que o cluster aeronáutico nacional já atingiu. Este investimento, num setor de elevado potencial, contribuirá certamente para o aprofundamento de parcerias industriais, mas induzirá também a cooperação ao nível da investigação e desenvolvimento, essenciais para dar resposta aos novos desafios que o futuro do sector aeronáutico nos apresenta. Esta decisão é o reconhecimento da qualidade do talento português como principal fator de atração de investimento em Portugal e que devemos continuar a investir na qualificação da nossa mão-de-obra. Portugal dá as boas-vindas à STELIA Aerospace e ao grupo Airbus.”

À margem da visita à Lantal, o presidente da Câmara, Alberto Costa, afirmou “estar muito feliz” e que este “é um grande dia para Santo Tirso”, que “comprova que a estratégia que está a ser seguida pela autarquia na captação de novos investimentos” para o concelho “é a correta”.

A construção da nova empresa deverá estar concluída em 2021.

Anúncio

Sobre a STELIA Aerospace:

Com uma faturação de 2,2 mil milhões de euros e 7000 funcionários em todo o mundo (4500 em França e 2500 na América do Norte, Tunísia e Marrocos), a STELIA Aerospace é uma das empresas líderes mundiais no campo das infraestruturas aeronáuticas, assentos de piloto e assentos de passageiros da Classe Executiva e Primeira Classe.

A STELIA Aerospace projeta e fabrica as secções de fuselagem dianteiras para todo o grupo Airbus, bem como as secções de fuselagem e subconjuntos específicos para Airbus, asas totalmente equipadas para ATR, fuselagens centrais totalmente equipadas para o avião Global 7500 da Bombardier e dos componentes complexos das aeroestruturas metálicas e em compósito para Boeing, Bombardier, Embraer, Northrop-Grumman…

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...