quant
Fique ligado

Covid-19

ACES Santo Tirso/Trofa começa a vacinar bombeiros esta sexta feira

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Começam esta sexta feira a ser vacinados contra a Covid-19 bombeiros do corpos de bombeiros dos concelhos de Santo Tirso e Trofa.

Nesta primeira fase vão ser vacinados cerca de 50% do corpo ativo dos 4 corpos de bombeiros (3 de Santo Tirso e um da Trofa).
Metade é vacinado já esta sexta feira e os restantes na proxima semana.

Para uma segunda fase serão os restantes elementos do corpo ativo.

O processo de vacinação será efetuado no espaço cedido pela Câmara, na Fábrica de Santo Thyrso, para funcionar como centro de vacinação para os utentes do ACES Santo Tirso/Trofa.

Os critérios de seleção dos bombeiros a vacinar primeiro são vários, destacando-se entre eles o facto de ter de ser vacinado pelo menos um elemento do comando, os bombeiros assalariados, os que efetuam urgência pré hospitalar. Na primeira fase o ACES Santo Tirso/Trofa vai vacinar cerca de 150 bombeiros

No total nacional são 15 mil bombeiros voluntários, sapadores e municipais que vão começaram a ser vacinados contra a covid-19. Corresponde a cerca de metade do dispositivo nacional. O processo deverá demorar duas semanas. O ministro da Administração Interna sublinha que os bombeiros são o primeiro grupo das funções essenciais do Estado a ser vacinado contra covid-19 e afirma que a vacinação das forças de segurança vai começar também esta semana. A Associação Nacional de Bombeiros pede que todos sejam vacinados.
Os bombeiros são responsáveis por mais de 85% da ajuda pré-hospitalar, lembrando que durante a pandemia, se não fossem os bombeiros, muitos não teriam conseguido chegar ao hospital.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...