A revolução da internet esteve presente no Roadshow do Comércio Digital

A revolução da internet esteve presente no Roadshow do Comércio Digital

No passado dia 2 de outubro teve lugar a sessão de informação chamada “RoadShow do Comércio Digital” na Fábrica de Santo Tirso, com o objetivo de poder ajudar várias empresas na sua transformação para o mundo digital. Nesta sessão que foi aberta pelo presidente da Câmara Municipal da cidade, Alberto Santos, apresentou vários workshops e debates muito úteis para conhecer as diferentes oportunidades e ferramentas com que contam atualmente as empresas portuguesas para que tenham uma boa presença online. No debate final foram discutidas várias questões relacionadas com os sistemas de pagamento ou legislação disponíveis para as empresas online. O evento foi promovido pela Câmara Municipal e a Associação da Economia Digital (ACEPI) para empresas dos setores dos serviços e do comércio.

O programa Roadshow irá percorrer por diferentes cidades de Portugal até 2020, que serão no total 150 as sessões promovidas desde que começou no dia 6 de fevereiro deste ano.

Vantagens do mundo online

A tendência dos últimos anos é que os usuários antes de efetuarem compras, seja de forma física ou de forma online, pesquisem na internet as avaliações, tanto positivas como negativas, de outras pessoas sobre um determinado produto, marca ou serviço. O mundo online oferece então para as empresas uma nova visão para obter várias oportunidades de expansão dos seus negócios: clientes e fornecedores que se encontram em diferentes cidades ou países e poderem obter melhores preços dos produtos. É por isso que, neste momento as empresas devem utilizar as ferramentas necessárias para conseguir novos clientes: redes sociais, whatsapp ou uma loja online são algumas delas.

Não se esqueça que ter presença online é muito bom para que as empresas sejam conhecidas. Por é que isto é assim? Porque a maioria dos possíveis clientes usam a internet para pesquisar alguma informação sobre um produto ou serviço, ler opiniões de outros clientes, comparar preços a interatuar com as empresas para dúvidas, reclamações ou informação.

Deve ter em conta vários pontos importantes para estar no mundo digital: os canais a utilizar, a legislação das lojas online, política de devolução dos produtos, bem como quais são os sistemas de pagamento a utilizar, os prazos de entrega, as empresas de transporte e os custos de envio a aplicar, entre as principais questões antes de lançar a empresa ao mundo online.

Mas isto não é algo novo. A revolução da internet está desde há muito tempo em vários setores que souberam tirar proveito das circunstâncias e atualmente contam com uma forte presença digital.

Um dos setores que está em constante crescimento na internet é o mundo dos jogos online. Aplicações, consolas com aceso à internet e telemóveis são as ferramentas principais deste setor. Dentro dos jogos online, os jogos de azar e casino aumentaram cerca de 20% mais em 2018, sendo os jogos de futebol e caça-níqueis os principais. Tudo isto é possível desde a regulação do jogo e apostas desportivas no ano 2015 que foi realizado pelo Serviço de Regulação Inspeção de Jogos (SRI) que conta já com a emissão de licenças para diferentes empresas como 888 Poker Portugal.

Outro setor que também está em crescimento a cada ano é o turismo com uma grande oferta de inúmeras agências de viagens que oferecem informação interessante das cidades mais importantes do mundo, roteiros para viagens e ofertas. Também são utilizados nas pesquisas os comparadores online de voos ou hotéis como o conhecido Booking.com.

Outro setor que também está muito presente na internet é o mundo da moda, sendo cada vez mais fácil fazer as compras online e ter em poucos dias em casa o seu pedido. A aplicação Instagram ou o Youtube são algumas das ferramentas que utilizam as empresas da moda para atrair novos clientes. Inclusive as grandes marcas da moda têm como publicidade a célebres figuras públicas para que usem os seus desenhos das últimas coleções nos eventos.

O mesmo acontece com o setor da beleza que engloba o mundo da maquilhagem, beleza, cosméticos e estética, onde muitas empresas lutam pelas vendas online de forma muito competitiva. As youtubers e os famosos têm um papel importante neste setor tal como a publicidade nas redes sociais e também utilizam a televisão e algumas campanhas em centros comerciais.

Fonte foto: https://pixabay.com/es/photos/oficina-negocio-contador-620822/

Videos

Loading...

Siga-nos

1ª pagina edição Papel

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma experiência mais personalizada. Ao navegar está a permitir a sua utilização