quant
Fique ligado

Santo Tirso

A mesa de Santo Tirso que chegou a S. Bento

Avatar

Publicado

em

Publicidade

A Riluc é uma empresa de Santo Tirso e pertence ao reduzido número de empresas que está em S. Bento… e não é no Mosteiro, em Santo Tirso, mas sim na residência oficial do primeiro-ministro, na cidade de Lisboa.

“Design em São Bento: Traços da Cultura Portuguesa” é o nome da exposição que transformou a residência oficial do primeiro-ministro numa montra daquilo que melhor se faz em Portugal nos domínios do mobiliário, da luminária, dos têxteis e dos objetos decorativos.

Santo Tirso está representado na mostra pela empresa Riluc, que concebeu uma mesa de pedra e metal. A exposição abriu portas a 27 de janeiro, em Lisboa.

Em São Bento estão reunidas 85 peças que abrangem um período tão distante como o que começa no século XII e termina no século XXI e que percorre o Norte, o Sul e as Ilhas. “São peças que espelham um entendimento abrangente do design como uma capacidade inata do homem de transformar o mundo à sua volta com o intuito de conhecer e melhorar a sua própria vida”, explica a diretora do MUDE – Museu do Design e da Moda e curadora desta exposição, Bárbara Coutinho, em entrevista ao Jornal Expresso.

O Palacete de São Bento ganha nova vida ainda vinda do contraste entre peças delicadas e rudes e estão lá mais de 40 autores representados, e mais de 30 marcas nacionais. Destaque para a amostra de design dos anos 40 e 50, da década de 70 e da atualidade. De Daciano da Costa a Filipe Alarcão, de Almada Negreiros a Siza Vieira, de Toni Grilo a Miguel Arruda, de Henrique Cayatte a José Espinho e, claro, da empresa de Santo Tirso Riluc.

Riluc no Top 10 das mais promissoras empresas de mobiliário

A empresa Riluc produz peças de design e nasceu em 2009, em Santo Tirso. O ponto de partida é uma empresa familiar com 25 anos de know-how na arte de transformar metal, com extrema qualidade de fabricação e técnicas artesanais tradicionais. Em 2008, iniciou-se o processo de reinvenção.

O designer responsável para dar forma à ideia de criar uma marca de mobiliário de destaque foi Toni Grilo. Na altura, foi criado “algo que não existia no mercado global, capaz de despertar a curiosidade e chamar a atenção para a qualidade do trabalho que temos vindo a produzir durante décadas” , tal como sonhou Ricardo Lucas, o fundador da marca Riluc.

A primeira exposição da marca foi realizada em 2009, na Intercasa, em Lisboa, com a sensacional e escultural poltrona Bibendum. Este objeto de arte deu a volta ao mundo e a Riluc tornou-se uma marca icónica, conhecida pelas suas maravilhas artesanais, pela prova da existência do artesanato genuíno e do seu design de vanguarda.

Palcos como a prestigiada Maison & Objet, em Paris, e na revista americana Details Magazine colocavam a Riluc na lista de “Os Maiores Fabricantes de Móveis do Mundo”, considerando a marca uma das dez empresas mais promissoras no setor mobiliário.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...