quant
Fique ligado

Santo Tirso

4 freguesias de Famalicão e uma de Santo Tirso receberam Bandeira Verde Eco-Freguesias XXI

4 freguesias de Famalicão e uma de Santo Tirso distinguidas pelas práticas de sustentabilidade, não só ambiental, mas também socioeconómico e cultural, implementadas nos últimos dois anos.

Avatar

Publicado

em

Publicidade

No concelho de Vila Nova de Famalicão há quatro freguesias que foram galardoadas com a Bandeira Verde Eco-Freguesias XXI.

Castelões, Seide, Lousado e União de Vila Nova de Famalicão e Calendário foram distinguidas pelas práticas de sustentabilidade, não só ambiental, mas também socioeconómico e cultural, implementadas nos últimos dois anos.

Lousado teve distinção “prata”, ao conseguir um índice entre 70% e 90%, no escalão 2 (territórios com 2500 a 10 mil eleitores). Vila Nova de Famalicão e Calendário também conseguiu a “prata”, no escalão 3 (mais de 10 mil eleitores), enquanto Seide e Castelões (escalão 1, menos de 2500 eleitores) estão no lote do “bronze”, com índice entre os 50% e os 70%.

A freguesia de Vila das Aves, no concelho de Santo Tirso, conseguiu um índice entre 50% e 70% no escalão 2, conseguindo o “bronze”.

A cerimónia do Galardão Eco-Freguesias XXI 2023, decorreu a 13 de julho na Casa das Artes, em Miranda do Corvo.

Este galardão bienal é baseado num conjunto de dez indicadores, que visam evidenciar e incentivar um conjunto de ações que vão desde a educação ambiental , participação pública e apoio social, à promoção do território ou da mobilidade sustentável, informação, comunicação e descentralização dos serviços ou proteção e restauro da biodiversidade, gestão dos espaços públicos e verdes,  resíduos, água ou energia.

Nesta 4.ª edição participaram 221 freguesias (mais 63% face a 2021). Destas, 178 freguesias (mais 61% face a 2021) formalizaram a candidatura.

Este Programa é implementado por uma Comissão Nacional da qual fazem parte para além da ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa), elementos da Agência Portuguesa do Ambiente, Universidade de Coimbra, Instituto de Ciências Sociais, FCSH-Universidade Nova de Lisboa, Quercus, entre outros.

Pode ler também...