Select Page

ūüé¨MODA SUSTENT√ĀVEL, TURISMO INTERATIVO E ECODESIGN VENCEM SANTO TIRSO EMPREENDE

ūüé¨MODA SUSTENT√ĀVEL, TURISMO INTERATIVO E ECODESIGN VENCEM SANTO TIRSO EMPREENDE

Teve lugar, na terça-feira, a fase final do concurso Santo Tirso Empreende. Da iniciativa resultaram os nove vencedores, três de cada área, que para além de seis meses de incubação gratuita na Fábrica de Santo Thyrso terão ainda direito a apoio na elaboração do Plano de Negócios.

No total foram 37 os projetos a concurso e mais de 60 empreendedores oriundos de mais de 17 concelhos. Com tr√™s √°reas a concurso ‚Äď produtos e servi√ßos tur√≠sticos, design, moda e design de moda ‚Äď o Santo Tirso Empreende tem como objetivo estimular a capacidade empreendedora e criadora no Munic√≠pio.

‚ÄúAssumimos o empreendedorismo como uma prioridade, acreditamos que √© fundamental para a cria√ß√£o de empresas e de emprego qualificado e diferenciador‚ÄĚ, salienta Joaquim Couto, presidente da C√Ęmara de Santo Tirso. ‚ÄúCada vez mais, o nosso Munic√≠pio consolida um ecossistema empresarial vibrante, onde as grandes ind√ļstrias cooperam com as pequenas e m√©dias empresas‚ÄĚ acrescenta.

Ap√≥s seis meses de desenvolvimento das ideias de neg√≥cio e de capacita√ß√£o dos empreendedores, atrav√©s de coaching e workshops especializados, foram conhecidos, esta-ter√ßa-feira, os nove vencedores. Perante uma plateia formada por representantes da ind√ļstria, do meio acad√©mico e associativo, o j√ļri do concurso selecionou os tr√™s melhores projetos de cada √°rea.

Nos produtos e servi√ßos tur√≠sticos, Bruno e Isabel Marques viram o seu projeto “xp.riens local” ser premiado como o melhor a concurso. O conceito visa revolucionar a experi√™ncia do turista, ao reunir toda a informa√ß√£o (atividades, hor√°rios, pontos de encontro, fotografias) numa aplica√ß√£o, dispensando intermedi√°rios. Em segundo lugar ficou o projeto ‚ÄúSentidos √† Mesa‚ÄĚ, que visa reunir √† mesa a do√ßaria conventual, a arte e gastronomia regional, com forte sentido de responsabilidade social. J√° o ‚ÄúEye Kitchen‚ÄĚ, plataforma de canais digitais atrav√©s da qual o consumidor poder√° visualizar o prato a ser confecionado, mereceu tamb√©m a sele√ß√£o do j√ļri para a etapa de incuba√ß√£o.

J√° na √°rea do design, o primeiro pr√©mio foi para o projeto ‚ÄúModularUp Interior Design‚ÄĚ, das empreendedoras Bernardette Soares e Meire Santos. As jovens prop√Ķem inovar no desenvolvimento de superf√≠cies bi e tridimensionais em pele residual aplicadas a objetos de decora√ß√£o de interiores. No segundo lugar ficou o projeto ‚ÄúEstampa Fair‚ÄĚ, que procura conectar designers, ilustradores e artistas gr√°ficos com o mercado produtivo t√™xtil e de moda. Tamb√©m selecionado foi o projeto ‚ÄúEra Uma Vez Upcycling Projects‚ÄĚ. Focado na economia circular, desenvolve objetos inovadores atrav√©s da utiliza√ß√£o de materiais em fim de vida √ļtil.

No setor da moda, a vit√≥ria foi para o projeto ‚ÄúLESS buy.less‚ÄĚ, promovido pelas designers Ana Eus√©bio e Catarina Gon√ßalves. Esta marca de vestu√°rio prima pela sustentabilidade, atrav√©s do desenvolvimento de pe√ßas que nascem do aproveitamento de desperd√≠cios de f√°bricas t√™xteis. No segundo posto, o j√ļri elegeu o projeto ‚ÄúBeb√© d’algod√£o‚ÄĚ, cuja atividade se foca no desenvolvimento de uniformes confort√°veis para beb√©s. Tamb√©m incubado na F√°brica de Santo Thyrso ser√° o projeto ‚ÄúSetter Bags‚ÄĚ, marca que tem como objetivo unir o luxo e a inova√ß√£o tecnol√≥gica em malas masculinas com design cl√°ssico.

Os nove projetos selecionados serão incubados na Incubadora de Moda e Design da Fábrica de Santo Thyrso por um período de seis meses, ao longo do qual receberão apoio técnico na elaboração do plano de negócios e na criação da empresa.

Videos

Loading...

Siga-nos

1ª pagina edição Papel

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma experiência mais personalizada. Ao navegar está a permitir a sua utilização