Notícias
Conversas sobre “Poesia e identidades: corpos, políticas, sexualidades” na Fundação Cupertino Miranda
No dia 27, o festival abre, pelas 21h45, com uma conversa com a realizadora Inês de Medeiros, conduzida por Ana Gabriela Macedo, no pequeno auditório da Casa das Artes, numa iniciativa que conta com a parceria do Cineclube de Joane.
No dia 28, o programa regressa à Fundação Cupertino de Miranda, com destaque para a conversa “O som que os versos fazem ao abrir” com Ana Luísa Amaral e Luís Caetano, pelas 17h30, com gravação ao vivo para a Antena2. Antes disso fala-se pelas 11h00 de “Poesia e Corpos: A poesia tem sexo?” com Maria Teresa Horta, Rosa Maria Martelo e Livia Apa. Pelas 15h00, o assunto é “Poesia e Corpos: A critica tem sexo? Com Catherine Dumas, Eduardo Pitta e Graça Capinha.
No último dia do evento, 29 de setembro, será lançada pelas 10h00, a antologia poética do corpo: outras habitações, organizada por Ana Luísa Amaral e Marinela Freitas. Pelas 10h30, debate-se “A poesia tem… o quê?” com Jorge Sousa Braga, Fernando Aguiar e Helga Moreira, numa conversa conduzida por Isabel Pires de Lima.
Pelas 12h00, decorre Leituras de Poesia com Ana Luísa Amaral, João Rios, Rui Springer e Isaque Ferreira.
Refira-se que a Fundação Cupertino de Miranda inaugurou no passado mês de junho o Centro Português do Surrealismo que tem atualmente uma coleção de mais de três mil obras ligadas ao surrealismo, nomeadamente de Mário Cesariny e Artur Cruzeiro Seixas, num total de 130 artistas.
Com Carmina, a palavra latina que define a poesia como alguma coisa entre o pagão e o religioso, a ideia é ir além do que são habitualmente os festivais de poesia, em que apenas se ouve dizer poesia.
Edição Papel
Edição 248 do Jornal do Ave
Edição impressa do Jornal do Ave já está nas bancas e disponivel para ler em PDF
Edição papel nº248 do Jornal do Ave, de 23 de março de 2023 (mais…)
Esta notícia é de leitura para assinantes e subscritores.
Já é assinante?
Faça Login
Não é Assinante?
Assine os nossos conteúdos
Notícias
Mário Passos entrega bolsas de estudo a alunos do Ensino Superior
A cerimónia está agendada para as 14h30, na Casa das Artes de Famalicão.
O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Mário Passos, entrega este sábado, dia 25 de março, as bolsas de estudo aos alunos famalicenses que frequentam o Ensino Superior. A cerimónia está agendada para as 14h30, na Casa das Artes de Famalicão.
Recorde-se que a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão vai atribuir, este ano, 421 bolsas de estudo aos jovens famalicenses que frequentam o ensino superior, num esforço financeiro municipal de quase 257 mil euros. Os números representam o maior investimento de sempre da autarquia no apoio aos alunos universitários.
Os apoios atribuídos para este ano letivo 2022/2023 oscilam entre os 500 e os 1100 euros. Com 500 euros foram beneficiados 231 jovens, com 600 euros 72, com 700 euros 5, com 750 euros 65, com 850 euros 17, com 950 euros foram beneficiados 2 alunos. Com 1000 euros foram contemplados 23 jovens e com 1100 euros 6.
Recorde-se que em 2021/2022 a autarquia atribuiu, no total, 401 bolsas de estudo, num investimento global de 243 mil euros.
Há mais de dez anos que a autarquia famalicense, através do Pelouro da Juventude, atribui anualmente bolsas de estudo aos alunos do concelho que frequentam o ensino superior.
-
Edição Papel5 horas atrás
Edição 248 do Jornal do Ave
-
Edição Papel2 semanas atrás
Edição 247 do Jornal do Ave
-
Santo Tirso5 dias atrás
Acidente grave na A3
-
Santo Tirso1 semana atrás
Três tirsenses do CENFIM medalhados no Campeonato Nacional das Profissões
-
Desporto2 semanas atrás
Acidente no rali em Fafe leva Armindo Araújo ao hospital
-
Notícias7 dias atrás
Santo Tirso: Detido por tráfico de droga
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Sara Barros é a nova presidente da ASAS (c/ vídeo)
-
lifestyle7 dias atrás
Podcast: Prazeres Interrompidos (episódio 52)