23
Tue, Jan
2 New Articles

V.N. de Famalicão

Em Vila Nova de Famalicão já cheira a Carnaval! A cerca de um mês da noite mais esperada do ano, os grupos de foliões já não pensam noutra coisa, as costureiras já começam a alinhavar os fatos e um pouco por toda a cidade já se respira o ambiente carnavalesco.
A Câmara Municipal associa-se à festa através de uma campanha de comunicação que pretende mobilizar toda a região e o norte de Espanha, fazendo de Vila Nova de Famalicão o epicentro dos festejos carnavalescos.
Aqui o Carnaval celebra-se na véspera, na noite de segunda para terça-feira, isto é de 12 para 13 de fevereiro, com milhares de pessoas nas ruas, numa enorme festa coletiva e espontânea onde todos participam e todos se divertem.
A única regra é vir fantasiado e entrar na festa. Famílias inteiras, grupos de amigos, equipas mais ou menos organizadas invadem a cidade, num movimento contagiante de alegria e muita folia. Os bares e cafés abrem as portas e juntam-se à festa com os seus dj’s a oferecerem música aos foliões, madrugada dentro. Todos fantasiados numa mega festa de Carnaval ao ar livre onde há lugar para toda a gente.
Para além da divulgação e projeção do Carnaval de Famalicão, a autarquia dá todo o apoio logístico a este evento que nasceu da vontade e iniciativa popular, há cerca de duas décadas.
Assim, a Câmara Municipal aposta num plano de mobilidade, com autocarros gratuitos a percorrer o concelho transportando os foliões para a festa, assegurando a participação em segurança de todos os famalicenses. “Não queremos que ninguém falte ao Carnaval de Famalicão e por isso asseguramos o transporte gratuito para o centro da cidade, partindo de diversos pontos do concelho, percorrendo todas as freguesias”, adianta o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha.
Para quem vem de fora, a autarquia em parceria com a CP – Comboios de Portugal possibilita viagens a dois euros ida e volta nos Comboios Urbanos do Porto, nas Linhas de Aveiro, Marco de Canavezes, Guimarães e Braga.
“Esta é uma excelente oportunidade para os foliões vivenciarem a experiência do Carnaval de Famalicão, mas também para ficarem a conhecer melhor o nosso concelho, as nossas gentes, a nossa cultura e a nossa identidade”, afirma Paulo Cunha.
Tendo como palco principal a zona envolvente ao Parque da Juventude, nomeadamente as ruas Luís Barroso, Luís de Camões, Praça 9 de Abril, Avenida de França e Rua D. Fernando I, a festa estende-se por toda a cidade.
Para além da noite de Carnaval, a Câmara Municipal aposta também numa descentralização da animação carnavalesca em várias freguesias do concelho.

Videos em destaque

Siga-nos no facebook